StoreWindows10

Abril molhado, sete vezes trovejado! Que tempo este fim-de-semana?

Quem diria que depois de uma semana tão quente, com um sol sorridente e caloroso, a chuva voltaria? Espreite as previsões do tempo para os próximos dias!

Alfredo Graça Alfredo Graça 21 Abr. 2018 - 10:39 UTC
Nuvens "Mammatus" a cobrir os céus de Estrela, Lisboa. Foto de: Tomás Calheiros E Menezes, Lisboa.

Após duas semanas de abril bastante instáveis, ora com chuva ora com sol, esta terceira semana do 4º mês do ano foi marcada pela presença de um sol brilhante com elevadas temperaturas que atingiram todo o território português.

Aparentemente, o quente sol que se fazia notar fazendo lembrar esplêndidas noites de verão, foi interrompido pela circulação de uma depressão centrada a sudoeste de Portugal Continental. A chuva associada a esta depressão vai precipitar pelo menos até amanhã e atingirá em especial as Regiões Centro e Sul do país. 

Vinda do Norte de África, a circulação depressiva trouxe algo que não é muito característico nesta altura do ano: ventos quentes e secos a soprar em simultâneo com precipitação associada. Embora o mês de abril possua um padrão climático conhecido pela rápida variação dos estados de tempo associados, não costuma conjugar em simultâneo ventos quentes e secos com água. Este processo resulta da depressão situada a sudoeste do continente português. 

Temperaturas no fim-de-semana

A Norte, destacam-se os distritos de Bragança e da Guarda com 9 ºC de temperatura mínima e os distritos do Porto e de Aveiro com 23 ºC de temperatura máxima. No Porto, a mínima prevista será de 13 ºC e na Guarda, estão previstos apenas 17 ºC de máxima.

No Centro, Lisboa cidade e capital de Portugal, prevê-se máxima inferior (19 ºC) aos territórios localizados a norte, o que não é muito comum; estando prevista no entanto, uma mínima ligeiramente superior à do distrito do Porto – 14ºC. A Sul no Algarve, está prevista mínima de 14 ºC e máxima de 17 ºC. Os territórios insulares, como Ponta Delgada e o Funchal, terão temperaturas entre os 14 ºC e os 18 ºC. 

Trovoada e Chuva

Por força da passagem desta depressão, os fenómenos atmosféricos que vão verificar-se nos próximos dias traduzir-se-ão naquilo que conhecemos por trovoadas. Estas começam já hoje e estendem-se pelo menos até segunda-feira. Já a chuva associada à circulação de massas de ar e de água que vão passar por todo o país, incidirá fortemente em territórios do Algarve e a Norte dele, até Coimbra na linha de costa; e em Castelo Branco no interior do país.

Representação do estado de tempo, domingo, 21 de abril de 2018, às 18h de Portugal Continental.

O céu estará sobretudo bastante nublado, “cinzento” e com ameaça permanente de precipitação, pelo que aconselhamos que consulte o modelo Europeu de previsão, para estar sempre a par das previsões do estado de tempo.  

E segunda-feira?

Para segunda-feira estão previstos alguns chuviscos durante o dia. No entanto, se no próximo 23 ainda está prevista alguma precipitação, seguindo aquilo que o mapa dos modelos de previsão nos conta, terça-feira estará já livre de qualquer pingo de chuva, com temperaturas elevadas e que começam a subir já amanhã!

Publicidade