Abril a acabar...e a chuva a voltar!

Prevê-se uma mudança do tempo para este fim de semana. Se até agora a semana tinha sido preenchida com sol “para dar e vender”, desde ontem o panorama começou a alterar-se. Espreite a previsão para os próximos dias!

Este fim-de-semana a chuva volta a Portugal. Até quando?
Este fim-de-semana a chuva volta a Portugal. Até quando?

Em toda a extensão continental viveram-se dias muito quentes polvilhados pelos raios brilhantes de um sol que fez lembrar o verão... A partir de hoje o cenário altera-se e até segunda-feira (30), teremos novamente verdadeiros dias invernais.

Esta semana foi marcada por temperaturas elevadas e por um sol maravilhoso... mas desde ontem, a nebulosidade tem avançado sobre território nacional. Prevê-se uma mudança radical no estado de tempo para os próximos dias

Hoje, a nebulosidade ameaçadora paira sobre todo o território nacional, em especial na Região Norte em cidades como Viana do Castelo. Nestes territórios, poderá já observar-se os primeiros chuviscos, anunciantes da precipitação e provável trovoada das próximas 72 horas...

Temperaturas no fim-de-semana

Além da descida radical de temperaturas generalizada a todo o território português, esta baixa de temperaturas vai continuar a manifestar-se durante mais alguns dias. Amanhã (28) e domingo (29) o frio será uma constante. Os termómetros apontam para mínimas de 1 ºC na Guarda e de 4 ºC em Viseu e para máximas de 14 ºC e 15 ºC em Braga e Aveiro, respetivamente. No distrito do Porto prevê-se que as temperaturas atinjam amanhã 13 ºC de máxima e 7 ºC de mínima, com descida da máxima no dia seguinte.

Na Região Centro, destaque para a capital de Portugal – Lisboa – que atingirá uns agradáveis 11 ºC de mínima e 15 ºC de máxima. Na parte central do território continental e caminhando em direção ao interior português, o distrito de Portalegre terá previsivelmente as temperaturas mais baixas, com 5 ºC de mínima e 13 ºC de máxima.

Em plena primavera, indecisa entre o sol quente e ar seco e entre um ar frio polvilhado pela precipitação de água, com trovoadas de lés a lés... A Região Sul realça-se por uma vez mais ter no seu seio as temperaturas mais elevadas de Portugal Continental, no Algarve. A capital algarvia, Faro, vai ter uma descida de 6 ºC da máxima entre hoje e amanhã, mantendo as temperaturas até domingo praticamente iguais (17 ºC Máxima e 10 ºC Mínima).

Representação do estado de tempo em Portugal Continental às 12h de Domingo, 29 de abril de 2018.
Representação do estado de tempo em Portugal Continental às 12h de Domingo, 29 de abril de 2018.

E a Chuva?

Chega hoje de forma residual ao nosso país, começando a precipitar de forma moderada durante as próximas 48 horas... Segunda feira ela ainda será uma realidade e as trovoadas estarão presentes em distritos como Viana do Castelo, Braga e Bragança.

Açores e Madeira

As temperaturas estarão relativamente semelhantes numa e noutra capital das Regiões Autónomas. Os territórios insulares – Ponta Delgada e Funchal – vão apresentar temperaturas que variam entre os 13 ºC e os 15 ºC de mínima e os 16 ºC e os 19 ºC de máxima. A chuva nas Ilhas será uma realidade já a partir de domingo...

Não se esqueça de usar guarda-chuva e mantenha-se atualizado com o modelo Europeu de previsão do tempo pois este fim-de-semana e até ao último dia de abril, chuva e trovoada vão reinar ruidosamente em céus portugueses!