A frente fria de amanhã marca o regresso da chuva a Portugal: saiba até quando e as regiões mais expostas

Este sábado, 18 de outubro, marca o início de uma mudança gradual: o anticiclone enfraqueceu, permitindo a aproximação de frentes atlânticas e o fortalecimento do jato polar impulsionará novas instabilidades e probabilidade de chuva.

Este fim de semana espera-se o retorno da chuva, e ao longo da próxima semana poderão surgir sucessivas instabilidades que trarão períodos chuvosos e uma atmosfera mais típica de outono.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao nosso canal do WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

Este sábado, 18 de outubro, amanheceu com céu pouco nublado, mas com algumas nuvens baixas no litoral. As temperaturas para esta tarde irão manter-se num registo ameno e relativamente estável. No litoral Norte e Centro, as máximas deverão situar-se entre 20 °C e 24 °C, enquanto no interior destas regiões podem atingir os 25 °C.

A Grande Lisboa e Vale do Tejo deverá registar valores entre 25 °C e 28 °C, com sensação térmica agradável durante a tarde. Mais a sul, o Alentejo poderá alcançar os 28 °C no distrito de Beja, e o Algarve irá manter temperaturas ligeiramente mais contidas, entre 22 °C e 24 °C, beneficiando da influência marítima.

Os primeiros sinais visíveis da mudança que se aproxima começam no domingo (19). A manhã deverá começar com céu nublado e com previsão para um aumento gradual da nebulosidade na maior parte de Portugal continental.

Mapa atmosférico: Nuvens
A cobertura de nuvens na madrugada de domingo irá ocupar o território continental por completo, sendo um dos primeiros sinais da instabilidade que está para vir.

A partir das 10:00 de domingo, a frente atlântica deverá começar a atingir o Minho e o Alto Minho, com as primeiras acumulações significativas de chuva previstas para o distrito de Braga, onde os modelos apontam para valores máximos de 1.3 mm em Viana do Castelo.

À medida que a frente avança para sul e leste, a precipitação intensifica-se e atinge o seu pico entre as 15:00 e as 19:00, abrangendo todo o litoral Norte e Centro, com acumulados horários que poderão superar os 5.5 mm em Braga.

Lisboa deverá registar chuva fraca durante a noite, com valores mais contidos (0.3 a 0.7 mm) e caráter mais intermitente.

Mapa atmosférico: Chuva
A frente atlântica deverá começar a atingir Portugal Continental no domingo, a região do Norte será a mais afetada.

Algumas regiões do alto Alentejo também serão afetadas durante a noite, porém a previsão de chuva é apenas residual. No Algarve não ha previsão de chuva para domingo.

Domingo abre a porta à chuva, será que veio para ficar?

Após este período de maior atividade, a instabilidade perde intensidade durante a madrugada de segunda-feira (20), com a precipitação a tornar-se progressivamente mais fraca e dispersa, mantendo-se apenas aguaceiros residuais.

Contudo, segunda-feira, a partir das 23:00, a chuva volta a marcar presença, e, durante a madrugada de terça-feira, há previsão de precipitação já moderada para vários distritos.

Mapa atmosférico: Chuva
Embora a frente fria "embata" no continente no domingo, é terça-feira que a precipitação será mais intensa.

Os locais mais afetados serão predominantemente os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto e Aveiro, onde poderá haver acumulações de chuva superiores aos 12 mm.

Quarta e quinta-feira, os modelos continuam a prever dias nebulosos e possibilidade de chuva na maioria do país, sinal de um cenário mais outonal.
Os valores de temperatura ainda se manterão relativamente amenos no decorrer da próxima semana, apesar da mudança de padrão atmosférico. No entanto, as noites e madrugadas começarão a acusar mais frescura do que nos últimos dias, nada de assustador, mas já será prudente levar um casaco e guarda-chuva quando sai de casa.