Após várias semanas de chuva persistente e tempestades sucessivas, os dois principais modelos de previsão, europeu e americano, começam a vislumbrar mudanças no “puzzle” meteorológico responsável por este padrão meteorológico instável em Portugal.
Após várias semanas de chuva persistente e tempestades sucessivas, os dois principais modelos de previsão, europeu e americano, começam a vislumbrar mudanças no “puzzle” meteorológico responsável por este padrão meteorológico instável em Portugal.
Lisboa e a Península de Setúbal enfrentam mais 48 horas de chuva persistente, com períodos de maior intensidade e acumulados elevados, num cenário que aumenta o risco de cheias e inundações urbanas após semanas de precipitação contínua.
Fevereiro sem tréguas na instabilidade em Portugal continental e Açores. A partir de terça-feira, dia 3, a tempestade Leonardo e um rio atmosférico deixarão chuva abundante e queda de neve em vários distritos.
Esta semana contará com várias frentes ativas sucessivas, que resultarão na ocorrência de precipitação em praticamente todo o país. Algumas áreas poderão contar com valores de acumulação superiores a 300 mm.Mais informações: Mapas de chuva entre 2 e 8 de fevereiro: será uma semana muito chuvosa em Portugal; as zonas destacadas
Portugal continental deverá enfrentar vários dias de instabilidade atmosférica, com precipitação persistente e acumulados elevados. Em algumas regiões, os totais de chuva poderão situar-se entre 100 e 200 mm ao longo de poucos dias.
Vem aí uma nova semana extremamente chuvosa em Portugal, que registará as anomalias de precipitação mais extremas de toda a Europa. Preveem-se entre 100 e 200 mm de chuva acumulada em todos estes distritos.Mais informação: Na quarta-feira 4 um rio atmosférico chegará da República Dominicana, agravando a chuva
Depois de uma breve pausa, a chuva regressa em força a Portugal. A frente ativa de domingo para segunda poderá provocar acumulados elevados, vento forte e novos impactos num território já fragilizado.
Na próxima quarta-feira (4), um rio de humidade ‘transatlântico’ atingirá Portugal continental, intensificando a chuva em vários distritos. Nalgumas zonas, será abundante e persistente. Veja a previsão completa!
A instabilidade do vórtice polar estratosférico poderá afetar o cenário meteorológico previsto para fevereiro na Europa, com possíveis episódios de temperaturas frias e um dinamismo acentuado na zona do Mediterrâneo.
Fevereiro vai arrancar com o mesmo padrão meteorológico que vai atingindo Portugal por estes dias. Isto significa que vêm aí mais tempestades e frentes atlânticas que produzirão chuva abundante. Quando mudará esta situação?
A precipitação intensifica-se este fim de semana no litoral Norte e Centro, com um período mais crítico previsto entre o final da tarde e a noite de domingo em Viana do Castelo, Porto e Aveiro.
Portugal continua sob a influência de um Atlântico muito ativo: após várias tempestades consecutivas, a chuva não dá tréguas e uma nova depressão chegará no domingo, trazendo precipitação forte e generalizada, sobretudo na madrugada de segunda-feira.