A depressão Francis está prestes a atingir Portugal continental, provocando um temporal de chuva e vento que coincidirá precisamente com o Ano Novo de 2026. Porém, nem todas as zonas serão afetadas da mesma forma. Veja a previsão completa!
A depressão Francis está prestes a atingir Portugal continental, provocando um temporal de chuva e vento que coincidirá precisamente com o Ano Novo de 2026. Porém, nem todas as zonas serão afetadas da mesma forma. Veja a previsão completa!
A Depressão Francis vai agravar o estado do tempo nos arquipélagos dos Açores e da Madeira na transição para 2026. Chuva por vezes forte, trovoadas e vento intenso poderão marcar o arranque do ano, o que já motivou o lançamento de avisos meteorológicos na Madeira.Mais informação: Passagem de Ano: tempestade Francis afetará a Madeira deixando até 120 mm de chuva, vento forte e risco de inundações.
Todos os grupos de ilhas dos Açores se encontram sob aviso amarelo devido à precipitação, por vezes, forte, sentida no arquipélago. Esta deve-se à tempestade Francis, nomeada pelo IPMA.Mais informações: Passagem de Ano: tempestade Francis afetará a Madeira deixando até 120 mm de chuva, vento forte e risco de inundações
Vem aí um temporal! O arquipélago da Madeira será fortemente afetado na passagem de ano 2025-2026 por uma frente muito ativa associada à depressão Francis, que trará chuva forte e vento intenso. Eis a previsão completa!Mais informação: Depressão Francis vai marcar a entrada em 2026: chuva intensa e acumulados elevados em várias regiões de Portugal
Entre 30 de dezembro e 3 de janeiro, Portugal continental passa da estabilidade para um período muito chuvoso e ventoso com a depressão Francis, trazendo chuva intensa, vento forte e acumulados elevados, sobretudo no Algarve, Alentejo e Lisboa.
O domínio anticiclónico será temporário em Portugal continental. Dentro de poucos dias, mesmo a coincidir com a entrada no Ano Novo, um choque de massas de ar poderá resultar na ocorrência de chuva (e talvez neve) em várias zonas do país.
As primeiras previsões do nosso modelo para a Passagem de Ano eram de tempo seco e frio, no entanto, a previsão mudou e poderá chover. Confira aqui a previsão!
Não se prevê chuva para a Véspera e Dia de Ano Novo, mas, mesmo assim, o tempo exigirá muita cautela em cidades como Vila Real, Bragança e Guarda, porque ainda haverá fenómenos de risco.
Até quarta-feira (31 de dezembro) impõe-se a estabilidade. A partir de quinta-feira aumenta a nebulosidade e o gradiente de pressão, sinal de um padrão mais atlântico, com possibilidade de aguaceiros e vento mais forte nos primeiros dias de janeiro.Mais informação: Previsão da Meteored para janeiro 2026 em Portugal: consulte as tendências atualizadas de frio, chuva e neve
Após um final de dezembro com temperaturas baixas, chuva e queda de neve em algumas zonas de Portugal, o modelo europeu acaba de atualizar a sua tendência para janeiro: analisamos as possibilidades de vagas de frio, chuva e neve.Mais informação: Chuva, vento e frio marcam o fim de dezembro em Portugal: saiba como estará o tempo na sua região antes do adeus a 2025
Portugal Continental enfrenta uma reta final de ano marcada por um contraste meteorológico acentuado, entre, o impacto de um sistema frontal vindo de sudeste e a estabilização atmosférica provocada por um centro de altas pressões.
A partir de 29 de dezembro, o anticiclone deverá impor um padrão seco e estável em Portugal Continental. O frio noturno e a formação de geadas no interior ganham destaque. O principal “fator de incómodo” poderá ser o nevoeiro, com baixa visibilidade em vales e planícies.Mais informação: Passagem de Ano pode ser marcada por frio intenso: eis o que indicam as tendências da Meteored.