Na segunda-feira, 1 de dezembro, arranca o inverno climatológico em Portugal. O modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas tendências para o próximo trimestre: estarão à vista meses frios, com chuva abundante e queda de neve?
Na segunda-feira, 1 de dezembro, arranca o inverno climatológico em Portugal. O modelo de referência da Meteored acaba de atualizar as suas tendências para o próximo trimestre: estarão à vista meses frios, com chuva abundante e queda de neve?
De domingo em diante, Portugal continental entra numa fase de alternância entre abertas, noites frias no interior e a aproximação de novas frentes atlânticas. O jato polar mantém-se intenso e curvado sobre o Atlântico Norte. Nos próximos 10 dias esperam-se até 5 frentes.Mais informação: Os modelos europeu e GFS insistem: o jato polar continuará curvado por mais 10 dias e atravessará Portugal.
Uma nova fase de ciclogénese no Atlântico Norte vai intensificar o jato polar e aprofundar depressões rumo à Europa Ocidental nas próximas horas.Em Portugal, o principal impacto sente-se já amanhã, sábado, 29 de novembro, com a passagem de uma frente fria que trará chuva mais frequente ao Norte e Centro.Mais informação: Os modelos europeu e GFS insistem: o jato polar continuará curvado por mais 10 dias e atravessará Portugal.
O jato polar vai intensificar-se nos próximos dias nas nossas latitudes, embora com vários sistemas frontais a afetar Portugal: saiba como sentiremos os seus efeitos a curto e médio prazo.
Com a reta final de novembro, Portugal continental continua sob domínio anticiclónico até sexta-feira (28), com tempo estável, céu pouco nublado e ausência de chuva na maioria das regiões. Porém, confirma-se a reativação da circulação atlântica que trará chuva.
O tempo estável e soalheiro tem as horas contadas em Portugal continental. Este sábado, 29 de novembro, prevê-se a chegada de uma frente fria atlântica que produzirá períodos de chuva em várias regiões.Mais informação: Sábado, 29 de novembro: a data da próxima frente fria que deixará chuva, vento e mais frio em Portugal
Depois de um aquecimento súbito da estratosfera, quando chegarão os efeitos a Portugal? Esperam-se dias de bastante frio já na primeira semana de dezembro. Saiba em que zonas!Mais informações: Sábado, 29 de novembro: a data da próxima frente fria que deixará chuva, vento e mais frio em Portugal
O modelo europeu confirma que o tempo voltará a mudar este sábado, 29 de novembro, em Portugal continental. A passagem de uma frente ativa produzirá chuva e vento, bem como uma ligeira intensificação do frio em algumas zonas.Mais informação: 7 dias de mudanças abruptas no estado de tempo em Portugal: até três ondas de Rossby vão afetar a Europa
Entre quinta a domingo esperam-se noites frias, geadas no Interior e alguma chuva de passagem no sábado, sobretudo no Norte. No domingo o sol deve regressar à maioria das regiões, mas com uma nova descida das temperaturas mínimas.Mais informação: Dezembro pode trazer uma reviravolta no tempo em Portugal: consulte as primeiras tendências de frio, chuva e neve.
Novembro está a terminar e, ainda que possa contar com alguma chuva no fim de semana, terminará de forma amena. No entanto, o início de dezembro deverá trazer algumas mudanças mais significativas.Mais informações: Dezembro pode trazer uma reviravolta no tempo em Portugal: consulte as primeiras tendências de frio, chuva e neve
Após a montanha-russa térmica deste final de novembro em Portugal, o modelo europeu acaba de atualizar as suas tendências para dezembro: analisamos os possíveis sinais de uma vaga de frio, chuva e/ou queda de neve.
A última semana de novembro em Portugal será marcada pela estabilidade seca, por manhãs frias no interior e tardes amenas no litoral, um cenário típico de tempo anticiclónico na transição para o inverno.