Para o início da próxima semana o modelo Europeu prevê a chegada de um novo e poderoso rio atmosférico que poderá afetar Portugal com chuva persistente e acumulações muito significativas em várias regiões.
Para o início da próxima semana o modelo Europeu prevê a chegada de um novo e poderoso rio atmosférico que poderá afetar Portugal com chuva persistente e acumulações muito significativas em várias regiões.
A tempestade Marta irá condicionar o estado do tempo no distrito de Lisboa a partir da madrugada, com precipitação intensa, vento forte e risco de impactos associados, num episódio marcado pela persistência da chuva e pelo agravamento das condições atmosféricas ao longo do dia.
Uma nova depressão vai agravar o estado do tempo em Portugal no sábado, com chuva e vento forte, e risco acrescido de impactos, afetando todo o território com diferentes graus de intensidade.
Após Leonardo e a precipitação excecional sobre as bacias do Mondego, Tejo, Sado e Guadiana, mais frentes associadas a tempestades continuarão a chegar a Portugal nos próximos dias: um novo rio atmosférico atingirá a nossa geografia na segunda-feira 9.
Todos os distritos de Portugal Continental se encontram sob aviso amarelo de vento até às 18h de hoje, devido à tempestade Leonardo. Esperam-se rajadas até 100 km/h.Mais informação: Tempestade Leonardo dura mais 3 dias: eis as regiões de Portugal que mais chuva acumularão e atenção a outros fenómenos
Nas próximas horas e dias a tempestade Leonardo enviará sucessivos sistemas frontais até Portugal continental, deixando chuva persistente, vento intenso, neve e agitação marítima forte. A precipitação será intensificada por um rio atmosférico.Mais informação: Previsão de chuva a longo prazo: a partir de 12 de fevereiro haverá alterações no jato polar; efeitos em Portugal
Portugal continental encontra-se sob a influência da depressão Leonardo, responsável por um período instável com chuva intensa, rajadas de vento fortes e agravamento da agitação marítima, levando o IPMA a ativar avisos até sexta-feira.
Fevereiro arrancou chuvoso e assim deverá permanecer até domingo, dia 8. A chuva, o vento e agitação marítima continuarão a fazer parte do cenário meteorológico português.Mais informações: Previsão de chuva a longo prazo: a partir de 12 de fevereiro haverá alterações no jato polar; efeitos em Portugal
Após várias semanas de chuva persistente e tempestades sucessivas, os dois principais modelos de previsão, europeu e americano, começam a vislumbrar mudanças no “puzzle” meteorológico responsável por este padrão meteorológico instável em Portugal.
Lisboa e a Península de Setúbal enfrentam mais 48 horas de chuva persistente, com períodos de maior intensidade e acumulados elevados, num cenário que aumenta o risco de cheias e inundações urbanas após semanas de precipitação contínua.
Fevereiro sem tréguas na instabilidade em Portugal continental e Açores. A partir de terça-feira, dia 3, a tempestade Leonardo e um rio atmosférico deixarão chuva abundante e queda de neve em vários distritos.
Esta semana contará com várias frentes ativas sucessivas, que resultarão na ocorrência de precipitação em praticamente todo o país. Algumas áreas poderão contar com valores de acumulação superiores a 300 mm.Mais informações: Mapas de chuva entre 2 e 8 de fevereiro: será uma semana muito chuvosa em Portugal; as zonas destacadas