Depois de semanas consecutivas com chuva, vento forte e agitação marítima, Portugal prepara-se para finalmente poder descansar de toda esta adversidade. Mas antes, chega mais um episódio de chuva!
Depois de semanas consecutivas com chuva, vento forte e agitação marítima, Portugal prepara-se para finalmente poder descansar de toda esta adversidade. Mas antes, chega mais um episódio de chuva!
Os nossos mapas mostram uma diminuição das temperaturas, especialmente das mínimas, bastante pronunciada no interior Norte e Centro. Esperam-se valores abaixo da média.Mais informações: A partir de sábado, 14 de fevereiro, a NAO mudará de fase: eis os efeitos que terá no tempo em Portugal
A previsão do tempo para a segunda quinzena de fevereiro antecipa um cenário muito diferente do que prevaleceu até agora em Portugal. Saiba o que esperar da chuva e temperatura.
Uma frente atlântica associada à Tempestade Oriana, centrada a norte da Península Ibérica, irá atravessar Portugal entre quinta e sexta-feira, trazendo chuva generalizada, vento forte, agitação marítima e queda de neve nas terras altas.
A partir de sábado, Portugal entra num período de tempo mais estável, marcado por frio e ausência de precipitação. A mudança está associada à fase positiva da NAO, embora já se antecipem sinais de instabilidade para o início da próxima semana.
Uma nova depressão e um rio atmosférico mantêm Portugal sob instabilidade severa, com chuva persistente, vento forte, neve e agitação marítima, levando o IPMA a emitir vários avisos meteorológicos até sexta-feira.
As frentes associadas à tempestade Nils e a uma nova depressão, bem como rios atmosféricos, manterão o tempo chuvoso e instável em Portugal continental até sexta-feira, 13 de fevereiro, especialmente nestas zonas.
Após semanas de chuva persistente e de frentes e tempestades encadeadas, a chuva generalizada está a chegar ao fim. Portugal continental viverá finalmente um dia de sol, mas ventoso, com aguaceiros residuais em zonas específicas.
Ainda que seja esperada uma pausa na chuva no fim de semana, os acumulados até domingo ultrapassam os 200 mm em vários locais. Mais informações: Tempo adverso em Portugal até sexta-feira, 13: chuva persistente, rajadas até 90 km/h nestas zonas e mar agitado
A tempestade Nils não afetará diretamente Portugal continental, mas sim as suas frentes associadas. A chuva será intensificada nas próximas horas e amanhã por um rio atmosférico carregadíssimo de humidade e procedente das Caraíbas.
A Região Centro será o principal foco da instabilidade nos próximos dias, com chuva persistente e por vezes intensa até quarta-feira, num cenário dominado pela tempestade Nils e pela ausência contínua do bloqueio do Anticiclone dos Açores.
Uma circulação depressionária ativa irá condicionar o estado do tempo em Portugal Continental entre 9 e 13 de fevereiro, trazendo chuva frequente, vento por vezes forte e agravamento da agitação marítima, sobretudo no litoral ocidental.