Um jardim com 90 mil variedades de orquídeas vai chegar em breve a Lisboa
A exposição internacional da Associação Portuguesa de Orquidofilia é uma imersão no exotismo de uma das plantas ornamentais mais apreciadas no mundo. Saiba onde e quando acontece esta mostra com espécimes raramente vistas em Portugal.

Colecionadores de espécimes raras, vendedores portugueses e estrangeiros e ainda botânicos vindos de todo o país e de outros cantos do mundo estão a caminho de Lisboa. E não vêm de malas vazias. Na bagagem trazem exemplares exóticos e coloridos de uma das flores que mais fascínio exerce sobre os amantes de plantas ornamentais.
Estamos a falar, obviamente, das orquídeas, nas suas mais variadas formas, tamanhos, cores e proveniências que vão poder ser apreciadas num raro evento dedicado à sua beleza.

A 9.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa, em 2025, já tem data e local para acontecer. Anote os dias e, se pertence ao clube dos amantes das orquídeas, marque já este evento na sua agenda!
Graziela Meister, presidente da A.P.O.
A 9.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa acontecerá no Mercado Municipal de Santa Clara, nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
Organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO), a mostra promete ser um verdadeiro paraíso tropical, com uma coleção impressionante de orquídeas oriundas de todo o mundo: mais de 90 mil variedades vão estar expostas no recinto municipal junto à Feira da Ladra.
Um encontro para todos os públicos
Tal como em edições anteriores, a 9ª exposição internacional é destinada a todos, desde colecionadores experientes a simples curiosos, que são convidados a explorar o mundo da orquidofilia e da botânica.
Além da presença de produtores nacionais e de colecionadores privados, o público poderá contar também com a mostra e a venda de alguns dos melhores espécimes internacionais, muitos deles raramente vistos à venda em Portugal.
Haverá também expositores especializados em bonsais, tillandsias (plantas aéreas), bromélias, catos, suculentas, entre outras plantas tropicais.
À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, as plantas em exposição serão avaliadas por um painel de jurados especializados, seguindo o modelo internacional “Ribbon Judging – Best In Show”, no qual são concedidas fitas brancas, vermelhas e azuis aos vencedores da competição.

Além das orquídeas, haverá produtos derivados, como licores, chocolates e até joalharia feita com flores desidratadas. Ao longo destes três dias, a APO irá promover ainda palestras e workshops sobre cultivo, cuidados e curiosidades sobre as plantas.
A exposição poderá ser visitada entre os dias 28 e 30 de novembro, das 10.00 às 19.00, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. A entrada tem um custo de 5€ por pessoa, sendo gratuita para crianças até 12 anos e associados da APO com as quotas em dia.
Porto acolheu a maior mostra da Península Ibérica
A mostra internacional que ocorrerá em Lisboa não é, todavia, o único acontecimento promovido pela associação para divulgar as orquídeas em Portugal.
Em abril deste ano, a cidade do Porto acolheu aquela que foi considerada a maior exposição internacional de orquídeas da Península Ibérica na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista.
O evento contou com a presença de 14 expositores nacionais e 11 internacionais, oriundos de países como Brasil, Tailândia e Equador, entre outros.
A divulgação e o ensino da orquidofilia
A A.P.O., a primeira associação em Portugal dedicada ao cultivo de orquídeas, realiza todos os anos eventos em várias outras cidades portuguesas, como Coimbra, Cantanhede, Santarém ou Esposende, onde promove workshops, colóquios e debates com botânicos, produtores, colecionadores, entre outros especialistas.

Fundada em 2007, a organização, criada por um grupo de colecionadores portugueses, tem como objetivo principal a divulgação e o ensino do cultivo da orquidofilia em Portugal, através de atividades educativas, exposições e publicações especializadas.
Referência da notícia
Lisboa Celebra a Natureza com Mostra de Orquídeas Raras que Dão Cor e Vida ao Mercado de Santa Clara - Associação Portuguesa de Orquidofilia (A.P.O.)