Um jardim com 90 mil variedades de orquídeas vai chegar em breve a Lisboa

A exposição internacional da Associação Portuguesa de Orquidofilia é uma imersão no exotismo de uma das plantas ornamentais mais apreciadas no mundo. Saiba onde e quando acontece esta mostra com espécimes raramente vistas em Portugal.

Orquídeas de várias cores
A exposição internacional de Lisboa é uma oportunidade para conhecer mais de mais de 90 mil variedades de orquídeas oriundas de várias partes do mundo. Foto: publicdomainpictures.net

Colecionadores de espécimes raras, vendedores portugueses e estrangeiros e ainda botânicos vindos de todo o país e de outros cantos do mundo estão a caminho de Lisboa. E não vêm de malas vazias. Na bagagem trazem exemplares exóticos e coloridos de uma das flores que mais fascínio exerce sobre os amantes de plantas ornamentais.

Estamos a falar, obviamente, das orquídeas, nas suas mais variadas formas, tamanhos, cores e proveniências que vão poder ser apreciadas num raro evento dedicado à sua beleza.

Moisaico de orquídeas
A mostra de Lisboa junta produtores e colecionadores nacionais e estrangeiros que irão trazer espécimes raras de orquídeas. Fotos: Pixabay

A 9.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa, em 2025, já tem data e local para acontecer. Anote os dias e, se pertence ao clube dos amantes das orquídeas, marque já este evento na sua agenda!

“Queremos que esta edição seja memorável, não só pela beleza das orquídeas em exposição, mas também pela diversidade de plantas, conhecimento partilhado e oportunidades de aquisição para todos os gostos e níveis de experiência. É uma celebração da natureza, pensada para todos.”

Graziela Meister, presidente da A.P.O.

A 9.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa acontecerá no Mercado Municipal de Santa Clara, nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (APO), a mostra promete ser um verdadeiro paraíso tropical, com uma coleção impressionante de orquídeas oriundas de todo o mundo: mais de 90 mil variedades vão estar expostas no recinto municipal junto à Feira da Ladra.

Um encontro para todos os públicos

Tal como em edições anteriores, a 9ª exposição internacional é destinada a todos, desde colecionadores experientes a simples curiosos, que são convidados a explorar o mundo da orquidofilia e da botânica.

Além da presença de produtores nacionais e de colecionadores privados, o público poderá contar também com a mostra e a venda de alguns dos melhores espécimes internacionais, muitos deles raramente vistos à venda em Portugal.

Entre os expositores, vão estar dez vendedores portugueses e três estrangeiros, do Equador, da Argentina e de Espanha.

Haverá também expositores especializados em bonsais, tillandsias (plantas aéreas), bromélias, catos, suculentas, entre outras plantas tropicais.

À semelhança do que aconteceu em edições anteriores, as plantas em exposição serão avaliadas por um painel de jurados especializados, seguindo o modelo internacional “Ribbon Judging – Best In Show”, no qual são concedidas fitas brancas, vermelhas e azuis aos vencedores da competição.

Mercado de Santa Calra em Lisboa
O Mercado de Santa Clara, junto à Feira da Ladra, será o palco da exposição, que contará ainda com palestras e workshops sobre o cultivo de orquídeas. Foto: Município de Lisboa

Além das orquídeas, haverá produtos derivados, como licores, chocolates e até joalharia feita com flores desidratadas. Ao longo destes três dias, a APO irá promover ainda palestras e workshops sobre cultivo, cuidados e curiosidades sobre as plantas.

A exposição poderá ser visitada entre os dias 28 e 30 de novembro, das 10.00 às 19.00, no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. A entrada tem um custo de 5€ por pessoa, sendo gratuita para crianças até 12 anos e associados da APO com as quotas em dia.

Porto acolheu a maior mostra da Península Ibérica

A mostra internacional que ocorrerá em Lisboa não é, todavia, o único acontecimento promovido pela associação para divulgar as orquídeas em Portugal.

Em abril deste ano, a cidade do Porto acolheu aquela que foi considerada a maior exposição internacional de orquídeas da Península Ibérica na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na Avenida da Boavista.

O evento contou com a presença de 14 expositores nacionais e 11 internacionais, oriundos de países como Brasil, Tailândia e Equador, entre outros.

A divulgação e o ensino da orquidofilia

A A.P.O., a primeira associação em Portugal dedicada ao cultivo de orquídeas, realiza todos os anos eventos em várias outras cidades portuguesas, como Coimbra, Cantanhede, Santarém ou Esposende, onde promove workshops, colóquios e debates com botânicos, produtores, colecionadores, entre outros especialistas.

9ª exposição internacional de orqídeas de Lisboa
A Associação Portuguesa de Orquidofilia promove pelo nono ano consecutivo Exposição internacional de Orquídeas de Lisboa. Imagem: A.P.O.

Fundada em 2007, a organização, criada por um grupo de colecionadores portugueses, tem como objetivo principal a divulgação e o ensino do cultivo da orquidofilia em Portugal, através de atividades educativas, exposições e publicações especializadas.

Referência da notícia

Lisboa Celebra a Natureza com Mostra de Orquídeas Raras que Dão Cor e Vida ao Mercado de Santa Clara - Associação Portuguesa de Orquidofilia (A.P.O.)