Cara de macaco, bailarina, pomba: descubra 7 espécies de orquídeas exóticas com formatos inusitados

As orquídeas são flores lindas e admiradas por muitos em todo o mundo mas, o que talvez não saiba, é que existem espécies com formatos inusitados que lembram animais ou objetos. Descubra abaixo.

Orquídea cara-de-macaco (Dracula simia). Crédito: Divulgação.

As orquídeas são plantas fenomenais, com uma gama tão variada de formas e cores; aliás, existem cerca de 35 mil espécies de orquídeas na natureza. Mas sabia que algumas dessas espécies têm formatos inusitados que lembram animais e até mesmo objetos? Pois é… mostramos-lhe abaixo 7 dessas espécies impressionantes. Acompanhe!

Seis espécies inusitadas de orquídeas

E olhe que nem precisa de muita criatividade para perceber as diferentes formas nessas orquídeas! Veja abaixo.

Orquídea cara-de-macaco (Dracula simia)

Encontrada nas florestas do Equador e do Peru, esta orquídea é considerada muito rara. Produz flores exóticas e perfumadas, e geralmente floresce uma vez por ano. A sua coroa, combinada com os pistilos e a coloração, faz com que ela se pareça com o rosto de um pequeno macaco.

Orquídea pomba (Peristeria elata)

Esta orquídea de flores brancas, cerosas e perfumadas, é semelhante a uma pomba. Mas também é conhecida como orquídea Esp��rito Santo ou Santíssima Trindade. É nativa da América Central e do Sul, incluindo Panamá, Venezuela e Equador.

Orquídea pomba (Peristeria elata). Crédito: Divulgação.

Podem chegar a mais de 3 metros de altura e conter uma dúzia de flores, as quais têm um perfume que lembra o cheiro de cerveja.

Orquídea bailarina (Caladenia melanema)

Uma espécie rara de orquídea nativa do sudoeste da Austrália Ocidental. Recebeu este nome devido à sua semelhança com uma bailarina em movimento, com as suas pétalas e sépalas lembrando os braços e o rabo da dançarina.

Orquídea bailarina (Caladenia melanema). Crédito: Reprodução/Tudo Sobre Plantas.

A planta é relativamente pequena, com cerca de 30 a 40 cm de altura. As suas flores são grandes e vibrantes, chegando a 12 cm de diâmetro e possuem um aroma exótico.

Orquídeas sapatinho (Paphiopedilum sp)

Estas orquídeas possuem um labelo bastante desenvolvido, que assemelha-se a um sapatinho de boneca ou princesa; e nele acumula-se um líquido que atrai os insetos. A primeira floração demora cerca de 3 anos, mas é de longa duração, podendo chegar de 6 a 8 semanas.

Orquídeas sapatinho (Paphiopedilum sp). Crédito: Canva/Creative Commoms.

Apresenta uma grande variedade de cores e padrões, com pétalas e sépalas que podem ser lisas, listradas ou manchadas. É nativa de regiões montanhosas, tropicais e subtropicais da Ásia, como China, Índia, Tailândia e Filipinas.

Orquídea Abelha (Ophrys apifera)

Esta orquídea é encontrada em climas temperados, do Mediterrâneo ao Reino Unido. Todos os anos, entre junho e julho, produz cerca de dez flores numa raque.

Orquídea Abelha (Ophrys apifera). Crédito: Divulgação.

A sua flor possui uma estrutura que imita um inseto, com o labelo parecido com um corpo de uma abelha. Além disso, é uma flor engraçada; impossível olhar e não sorrir com ela.

Orquídea aranha (Brassia)

Originária das regiões tropicais do Continente Americano, desde a Flórida, nos Estados Unidos, até à América do Sul, esta orquídea é resistente a climas extremos. As suas cores são variadas, que vão do verde até o amarelo, castanho e vermelho.

Orquídea aranha (Brassia). Crédito: Divulgação.

A sua beleza peculiar e o formato longo e fino das pétalas e sépalas renderam-lhe o apelido pela semelhança com os braços do aracnídeo.

Orquídea mariposa (Oncidium papilio)

Esta é uma orquídea epífita nativa da América Central e da América do Sul. É conhecida pelas suas flores grandes e coloridas, alaranjadas com listras escuras, que se assemelham ao inseto.

Orquídea mariposa (Oncidium papilio). Crédito: Divulgação.

A sua floração é sequencial, ou seja, costuma dar uma flor por vez na mesma haste floral, e ocorre de 2 a 3 anos. Quando adulta, a planta tem tamanho médio de 10 a 30 cm.

Referências da notícia

Orquídeas com bebê, sapatinho e pomba... veja as espécies mais inusitadas. 10 de agosto, 2021. Aline Melo.

10 orquídeas com formatos inusitados. 23 de fevereiro, 2017. Julia Gianesi e Bruna Menegueço.