Frutos caídos no seu jardim? Aqui pode descobrir o que fazer com eles neste outono
Os frutos caídos não são apenas um deleite gratuito para os animais do seu jardim, mas também para si. Descubra o que pode fazer com eles neste outono!

"Windfall" é uma palavra (usada no alemão) interessante, porque pode ter muitos significados diferentes. Pode ser usada para descrever qualquer tipo de aquisição ou ganho inesperado. Talvez já tenhamos ouvido falar do imposto sobre ganhos inesperados — uma espécie de "bónus" que o governo retém quando um setor obtém lucros extraordinários. Mas windfall também pode ser aplicado a algo mais comum, como quando encontramos frutos caídos das árvores no nosso jardim.
Os frutos caídos são frutos que são derrubados pelo vento e caem naturalmente em diferentes estágios de maturação. O exemplo mais conhecido disso são as maçãs que caem de uma macieira. Estes frutos caídos podem ser também benéficos para os animais selvagens e para as nossas cozinhas.
O que fazer com os frutos do outono?
Algumas das frutas podem ainda não estar maduras ou não ser adequadas para consumo, ainda assim há muitas outras utilizações para as frutas caídas, sugeridas por fontes conceituadas como a Royal Horticultural Society (RHS). Aqui ficam algumas ideias:
Fazer uma sobremesa
Os frutos caídos podem ser uma bênção para a vida selvagem no seu jardim, mas também para a sua cozinha. A partir de certos tipos de frutos caídos — especialmente maçãs, ameixas e peras — pode fazer compotas e sobremesas assadas no forno. Assim, pode desfrutar de algumas guloseimas reconfortantes no outono e no inverno. Veja a receita de crumble de maçã e aveia com frutos caídos da Beach House Kitchen para se inspirar!
Produzir sidra
Se algumas maçãs parecerem um pouco estragadas, elas podem ser usadas para fermentação, desde que sejam maçãs para sidra. Paul Kettle, chefe da equipa de plantas comestíveis da RHS Wisley em Surrey, explicou à RHS: "Como todas as bactérias nocivas são eliminadas pelo processo de fermentação, as maçãs podem ser recolhidas do chão e usadas para fazer sidra..."

Em alternativa, pode colocar o excesso de fruta na sua pilha de composto. Ou pode deixar parte dela no exterior para animais selvagens, como texugos e pássaros, para que possam comer e assim ajudá-los numa época do ano em que a comida é cada vez mais escassa e disputada.
Deixe algo para a vida selvagem
Com base em estudos ecológicos realizados em The Orchard, recomenda-se não colher parte dos frutos, para que os animais selvagens possam encontrar alimento no outono e no inverno. Por isso, pode ser útil recolher os frutos que já caíram, para desfrutar destas guloseimas saudáveis.
A RSPB explicou ainda: "As maçãs caídas também são consumidas por mamíferos como texugos, ratos silvestres e ratazanas, e são uma fonte de açúcar no final da estação para borboletas, vespas, formigas e outros invertebrados."