O “Carnaval mais antigo de Portugal“ já está marcado e promete ser “profundamente popular”
Entre tradição, sátira e super-heróis, o Carnaval de Loulé regressa à avenida, prometendo três dias de festa popular e crítica social.

As condições meteorológicas podem estar incertas, mas há quem não se preocupe com isso. Aliás, Loulé diz que tem “um contrato com o São Pedro que está quase para ser assinado”. O que é que isto significa? Que se espera que o corso de Carnaval possa sair à rua nos dias 15, 16 e 17 defevereiro e juntar perto de 100 mil pessoas.
“Se a chuva não der tréguas, o cancelamento ou adiamento não estão fora de questão, mas, para já, todas as fichas estão postas na possibilidade de o corso poder desfilar na Avenida José da Costa Mealha”, lê-se no site ‘Sul Informação’.
“Depende da chuva. À partida, se chover não há condições para sair com corso, mas nós não queremos pensar nisso”, afirma o presidente da Câmara Telmo Pinto, citado pelo mesmo meio. Se haverá adiamento em período de chuva ou não, não há ainda nenhuma previsão, “mas não quer dizer que não possa acontecer, depende do número de dias em que o corso pode ou não sair”, explica o autarca louletano.
O “Carnaval mais antigo de Portugal“
A festa deste ano será dedicada aos super-heróis. Feitas as contas, haverá 13 carros alegóricos e 600 figurantes a desfilarem na cidade algarvia durante três dias a partir do próximo domingo. As novidades foram anunciadas esta segunda-feira, 9 de fevereiro.

“O Carnaval de Loulé é uma dessas marcas profundas da nossa identidade. Algo que não se explica apenas com carros alegóricos, música ou fantasia”, disse o presidente da Câmara de Loulé, Telmo Pinto, que apresentou o evento no armazém em que os carros alegóricos ainda estão a ser preparados.
O autarca sublinhou que o “Carnaval mais antigo de Portugal“ regressa à avenida José da Costa Mealha, no centro de Loulé, como sempre: “Irreverente, crítico, solidário e profundamente popular”.
“É uma festa feita pelo povo e para o povo, onde a sátira é liberdade, o riso é resistência e a criatividade é a nossa maior riqueza”, defendeu.
Donald Trump, Cristiano Ronaldo e José Sócrates estarão representados
Claro que aqui não faltarão várias figuras da política nacional e internacional, bem como do panorama desportivo. Paulo Madeira (artista e criativo responsável pela montagem do evento), revelou que a figura central deste ano será uma representação do ex-primeiro-ministro José Sócrates. “Há 10 anos que estamos a tentar julgá-lo. Pode ser que seja agora”, ironizou, citado pelo ‘Observador’.
Ao todo, estarão presentes cerca de 600 figurantes, grupos de animação em representação das associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, escolas de samba, gigantones, malabaristas e também um DJ.
Mais detalhes e informações
O desfile do Carnaval de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha, acontece nos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro, entre as 15:00 e as 19:00 horas.
E como é que pode participar na festa? O preço de entrada é de 2€, sendo 50% da receita distribuída pelas coletividades que desfilam e os restantes 50% distribuídos por IPSS.
O melhor é que, antes de a festa arrancar, os mais novos também terão a oportunidade de aproveitar o Carnaval. A 13 de fevereiro, pelas 10:00 horas, está programado um desfile infantil, com a participação dos alunos das escolas do concelho.
“O Carnaval de Loulé realiza-se desde 1906 e só foi cancelado uma vez, em 2021, devido à pandemia de Covid-19”, acrescentou a revista ‘NiT’.