4 destinos para descobrir Portugal no seu lado mais frio (e mais belo)

Está a planear uma escapadinha de inverno? Não procure mais! Portugal possui destinos incríveis que ganham outro encanto nesta estação do ano. Aqui contamos-lhe acerca de 4 destinos imperdíveis no nosso país.

inverno Portugal
Conheça alguns dos destinos mais deslumbrantes que pode aproveitar para visitar em Portugal no inverno.

Estamos às portas de dezembro, o primeiro mês da estação do inverno climatológico (e astronómico) em Portugal continental. O inverno no nosso país ganha contornos de magia graças às paisagens encantadoras e às experiências únicas. Se está a planear uma escapadinha de inverno, não perca mais tempo e espreite o que Portugal tem de mais belo para oferecer nestes 4 destinos imperdíveis.

Serra da Estrela, o paraíso branco

A Serra da Estrela é a maior montanha de Portugal continental e a segunda maior elevação de todo o país, ficando apenas atrás da Montanha do Pico (localizada no arquipélago dos Açores). Possui 1993 metros de altitude e situa-se na macro-região do Centro e na sub-região das Beiras e Serra da Estrela, abrangendo os distritos da Guarda e Castelo Branco.

Esta grande serra do granito e do xisto, que domina as alturas na unidade territorial do Continente e atinge os já referidos quase 2000 metros de altitude no planalto da Torre, serve de nascente a rios importantes como o Zêzere e o Mondego (maior rio nascido em solo português) e é palco de grandes nevões no inverno, com temperaturas que podem baixar até aos -20 ºC.

A Serra da Estrela é o único local em Portugal continental que dispõe de uma estância de esqui para a prática de desportos de neve, como o esqui e o snowboard.

Quando ocorre a combinação ideal de condições meteorológicas para a queda de neve, a Serra da Estrela transforma-se num paraíso branco durante o inverno. Com as suas paisagens cobertas de neve, torna-se o destino ideal para os amantes dos desportos de inverno. A estância de esqui na Torre oferece oportunidades para esquiar e praticar snowboard.

É de referir que a neve utilizada para as pistas de esqui e snowboard não é apenas de origem natural. Os responsáveis pela estância recorrem a um sistema de neve artificial capaz de manter algumas das pistas abertas durante boa parte da temporada. De um modo geral, os meses de janeiro e fevereiro são os melhores para encontrar neve natural na Serra da Estrela, embora dezembro e março também constituam boas opções para os amantes da neve e da prática do esqui e de snowboard.

Gerês, palco da natureza selvagem em pleno inverno

No inverno o Parque Nacional da Peneda-Gerês transforma-se numa paisagem mágica e serena, caracterizada por rios mais volumosos e cascatas mais fortes devido às chuvas abundantes. Também ocorre queda de neve em algumas zonas altas, como a Serra Amarela, Serra da Peneda ou do Gerês, o que traz um encanto ainda maior a este local. Trata-se, sem dúvida, de um destino imperdível na estação mais fria do ano.

O Gerês transforma-se numa paisagem mágica e serena no inverno.

A vegetação mais escassa permite desfrutar do silêncio das montanhas, lagos e vales com mais clareza, e o ambiente mais frio oferece tranquilidade, ideal para relaxar no conforto de alojamentos com lareira e das águas termais das Termas do Gerês. Muitas vezes, as cascatas acabam por congelar e os trilhos, cobertos do branco da neve, oferecem cenários de cortar a respiração.

Porto, uma cidade verdadeiramente magistral à beira do rio Douro

Apesar das temperaturas invernais relativamente amenas, a grande frequência da chuva e do vento obriga ao uso de casacos impermeáveis e roupas quentes em camadas na cidade do Porto. Na estação mais fria do ano a cidade ganha um charme requintado com as decorações, lojas e mercados de Natal, sendo este um dos momentos ideais para explorar a sua cultura e gastronomia, como as francesinhas e o vinho do Porto.

A cidade do Porto ganha um requinte especial no inverno devido às decorações e luzes natalícias.

Além disto, os mercados tradicionais oferecem iguarias sazonais, capazes de aquecer o corpo e a alma, e as ruas estreitas e fachadas coloridas transformam-se com as luzes de Natal, ficando ainda mais encantadoras e oferecendo uma atmosfera única à cidade. Alguns dos locais cuja visita é recomendada são o Museu de Serralves, o Mercado do Bolhão, o Palácio da Bolsa (pode ter concertos e outros eventos culturais), o Café Majestic, a Torre dos Clérigos e a Estação de São Bento.

Lisboa, uma cidade autêntica e vibrante, com um inverno ameno à beira-mar

Lisboa é famosa pelo seu clima ameno, mesmo no inverno. As temperaturas amenas tornam a capital portuguesa um destino agradável durante toda a estação. Mesmo assim, o inverno é também uma das estações mais chuvosas na capital de Portugal continental.

Lisboa é uma das capitais europeias mais amenas durante o inverno, o que a torna uma das cidades mais agradáveis para desfrutar na estação mais fria do ano.

Este período do ano é uma boa oportunidade para visitar ruas e bairros históricos, como o Bairro Alto e o Chiado, desfrutar da gastronomia local e mergulhar na cultura vibrante da cidade, assistindo a espetáculos de teatro, música e outros eventos culturais. Nesse sentido, recomenda-se a visita a locais como a Fundação Calouste Gulbenkian, o MAAT, o Oceanário ou o Museu Nacional do Fado.

Referência da notícia

5 melhores destinos de inverno em Portugal. Hertz.