"Zonas Azuis": os cinco locais do planeta onde vivem as pessoas mais saudáveis e com maior longevidade

Quem não gostaria de envelhecer sem doenças e com boa disposição? Surpreenda-se com o que um explorador e escritor revela na sua busca por estes cantos do mundo.

Icária, Grécia
Ikaria, uma das cinco "zonas azuis" onde se regista uma das mais baixas taxas de demência.

Com o objetivo de identificar os locais onde se concentra o maior número de pessoas logevas da Terra, o explorador e escritor Dan Buettner trabalhou durante mais de dez anos sob este lema. Mas isso não é tudo, porque com o apoio da National Geographic Society conseguiu identificar os locais onde as pessoas com mais de 100 anos de idade também cumpriam requisitos de saúde, como não sofrer de diabetes, obesidade, doenças cardíacas ou cancro.

"Enquanto trabalhava nas zonas azuis, descobri que ter um forte sentido de missão, um círculo de amigos saudável e viver em bairros que se podem percorrer a pé são tão importantes como uma boa alimentação. Mas também me apercebi de que a comida é o trampolim para uma vida melhor", disse Buettner numa entrevista.

Dan Buettner recapitulou toda a informação que reuniu no seu livro "The Blue Zones Solution" (A solução das Zonas Azuis). "Comecei este livro reunindo todas as dietas das pessoas mais longevas numa espécie de super dieta", disse Buettner.

A "receita" das zonas azuis

"Posso dizer-lhe que os mais longevos obtêm 95% das suas calorias de plantas e apenas 5% de produtos animais. Cerca de 65% da sua dieta é composta por cereais integrais, feijões e tubérculos ricos em amido. Além disso, lembre-se de que estas pessoas estão sempre em movimento, não estão sentadas em secretárias, em carros ou a ver televisão", referiu Buettner na sua entrevista.

Icária

Situada na Grécia e a quase 13 quilómetros da Turquia, Icária é uma ilha no Mar Egeu. Tem uma das mais baixas taxas de demência e de mortalidade do mundo. Várias investigações relacionaram estas características à sua dieta mediterrânica tradicional, baseada em gorduras saudáveis e vegetais abundantes.

Se quer ter uma vida longa e saudável, precisa de três coisas: informação credível, conselhos práticos e um ambiente que torne a escolha saudável fácil ou, melhor ainda, inevitável, disse Buettner.

Mas qual é o segredo da dieta mediterrânica? "Certos nutrientes presentes nos alimentos desta dieta, como os antioxidantes e os ácidos gordos ómega 3, têm efeitos protetores nas células cerebrais", explica Lisa Mosconi, neurocientista e diretora do Programa de Prevenção da Doença de Alzheimer na Weill Cornell Medicine, à National Geographic. Mosconi acrescenta que "este tipo de dieta tem sido associado a vários benefícios para a saúde mental, incluindo taxas mais baixas de ansiedade, depressão e melhoria do humor".

Okinawa

Localizada no Japão, Okinawa é o lar das mulheres mais longevas da Terra, cuja alimentação é baseada em melão amargo (goya), curcuma, soja, batata-doce de Okinawa e artemísia.

Pai e filho em Okinawa, Japão
Pai e filho a passearem pela praia de Okinawa, Japão. Fonte: Nat Geo Image Collection.

Esta nutrição mantém as pessoas saudáveis ao longo dos anos. Por exemplo, a soja diminui o risco de doenças cardiovasculares, reduz os sintomas da menopausa, previne a diabetes, ajuda a controlar o peso e reduz a perda de massa óssea.

Região de Ogliastra

Se olharmos para o mapa, temos de virar a nossa atenção para a ilha montanhosa da Sardenha, em Itália. É aqui que se encontra o maior número de homens centenários do planeta. E, graças a uma dieta baixa em proteínas, desfrutam de taxas de mortalidade reduzidas - relacionadas com cancro ou diabetes - em pessoas com menos de 65 anos.

Loma Linda

Nesta comunidade da Califórnia habita a maior concentração de pessoas que professam a religião adventista do Sétimo Dia nos Estados Unidos. Mas porque é que Buettner chama a atenção para este facto? Porque baseiam as suas dietas em diretrizes bíblicas orientadas para o consumo de frutas, vegetais, cereais e frutos secos. Além disso, conseguem viver dez anos mais do que o americano médio.

Península de Nicoya

Situada na Costa Rica, a Península de Nicoya alberga o segundo maior número de homens centenários. E qual é o segredo da sua longevidade? Praticam uma atividade física de baixa intensidade mas regular. Além disso, dispõem de verdadeiras redes de apoio na companhia das suas fortes comunidades religiosas.

"Não há um alimento que garanta uma vida mais longa ou mais saudável; é uma combinação. Na zona azul da Costa Rica, encontramos a combinação quase perfeita de alimentos no milho, feijão e abóbora, que fornecem todas as proteínas necessárias para a vida", salienta Buettner na sua entrevista. Portanto, se quisermos ter uma saúde melhor apesar dos anos, é nossa responsabilidade mudar os hábitos que prejudicam o nosso corpo para podermos desfrutar do bem-estar que a natureza nos oferece.