Um sinal de rádio que se repete está a vir de um exoplaneta igual à Terra

Astrónomos detetaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta que se repete. O sinal de rádio está associado a um exoplaneta relativamente próximo a nós e do tamanho da Terra.

Um exoplaneta foi descoberto a emitir sinais em rádio
Um exoplaneta com tamanho próximo ao da Terra foi descoberto a emitir sinais em rádio.

Esta semana foi publicado na revista Nature um estudo no qual astrónomos detetaram um sinal de rádio vindo de um exoplaneta. O exoplaneta estaria a cerca de 12 anos-luz de distância de nós, uma distância relativamente pequena em termos astronómicos.

O interessante é que este exoplaneta, chamado de YZ Ceti b, tem aproximadamente o tamanho da Terra. O exoplaneta orbita uma estrela anã vermelha que gira lentamente. O planeta orbita a sua estrela em apenas 2 dias.

Evidências mostram que o sinal é devido à proximidade do planeta com a sua estrela. O indício é que o planeta possua campo magnético e isso é de extrema importância na procura de vida fora da Terra.

A descoberta do YZ Ceti b

Utilizando o conjunto de telescópios do Karl G. Jansky Very Large Array no Novo México, o astrofísico Sebastian Pineda da Universidade de Colorado Boulder capturou sinais fortes de ondas de rádio vindo do sistema YZ Ceti.

Primeiro foi observado um pico de ondas de rádio e logo depois receberam outros picos de forma periódica. Os sinais estão associados a um sistema composto por uma estrela anã vermelha e o seu planeta do tamanho da Terra.

O sistema da estrela anã vermelha com o planeta de tamanho semelhante ao da Terra estão a cerca de 12 anos-luz de distância da Terra e o planeta orbita a sua estrela em apenas 2 dias.

O planeta está muito próximo da sua estrela para ter vida, mas ele pode ensinar-nos mais sobre procurar uma propriedade essencial para a busca de vida: campos magnéticos.

A função dos campos magnéticos

Os campos magnéticos são gerados por um complicado fenómeno que começa no centro dos planetas. A própria Terra tem um campo magnético que é gerado por partículas carregadas no núcleo líquido. O campo magnético terrestre é importante para proteger contra ventos solares.

A própria atmosfera terrestre e a vida na Terra são possíveis graças ao campo magnético que existe em redor do planeta. Sem este campo magnético, a Terra estaria desprotegida contra os objetos espaciais e até a própria interação do Sol.

youtube video id=2rSkBL7jIHI

Contudo, planetas podem não ter um campo magnético presente. Encontrar um campo magnético é um bom indicativo para encontrar um planeta que possa ser considerado habitável.

Como o sinal de raio é formado no sistema YZ Ceti?

Para um sinal de rádio ser observado na Terra é necessário que ele seja forte o suficiente para que os nossos telescópios o consigam captar. Por isso é que é tão difícil observar campos magnéticos de planetas do tamanho da Terra, eles são fracos demais.

No caso do sistema YZ Ceti, os investigadores perceberam que a proximidade dele com a estrela faz ocorrer um fenómeno curioso.

Plasma que escapa da estrela interage com o campo magnético do planeta, o plasma recua voltando à estrela e interage com o campo magnético da estrela.

Com este fenómeno, é formada uma aurora na interação dos dois. Os investigadores do artigo acreditam que nós estamos a observar estas auroras a serem formadas.

Um planeta habitável próximo a nós?

Segundo o artigo, ainda são necessários mais estudos e observações para confirmar se o planeta possui campos magnéticos. Além disso, se for confirmada a existência de auroras no planeta é um indicativo de que ele possui uma atmosfera.

Este estudo é relevante já que mostra uma nova forma de procurar planetas com campos magnéticos em torno de estrelas: basta procurar as auroras.