Qual é o melhor lugar do mundo para a formação de arco-íris?

Um investigador de ciências atmosféricas do Havai argumentou que as ilhas são o melhor lugar na Terra para ver arco-íris. Os fenómenos coloridos têm um lugar especial na cultura Havaiana.

Havai foi considerado o melhor lugar no mundo para arco-íris
Havai foi considerado o melhor lugar no mundo para arco-íris.

O Havai é famoso pelos seus arco-íris - aparecem nas matrículas dos veículos, nos nomes das equipas desportivas havaianas, e em empresas locais.

A importância cultural dos arco-íris reflete-se também na linguagem dos habitantes da ilha, que tem uma multiplicidade de palavras e frases para descrever a variedade dos fenómenos meteorológicos no Havai. Há palavras para "arco-íris visto da superfície terrestre" (uakoko), "eixo permanente do arco-íris" (kāhili), "arco-íris pouco visíveis" (punakea), e "arco-íris lunares" (ānuenue kau pō), entre outros.

Os arco-íris formam-se quando há chuva e luz do sol em simultâneo. Para observar um arco-íris em terreno plano, o sol deve estar a cerca de 40 graus do horizonte. À medida que o sol se eleva para ângulos mais altos no céu durante a manhã, a altura do arco-íris diminui até ficar invisível acima do horizonte.

Os arco-íris mais altos podem ser vistos um pouco antes do pôr do sol, quando há uma combinação de chuva e luz do sol.

O padrão inverte-se quando o sol se põe à tarde, com os arco-íris mais altos pouco antes do pôr-do-sol, de acordo com Steven Businger, autor do artigo The Secrets of the Best Rainbows on Earth.

Segredos do sucesso

A localização do Havai no Pacífico subtropical significa que o padrão meteorológico geral é dominado por ventos alísios, com aguaceiros frequentes e céu limpo entre cada aguaceiro.

O artigo de Businger descreve quatro fatores adicionais que fazem do Havai um ponto chave para a formação de arco-íris. A superfície quente do mar à noite aquece a atmosfera por baixo, enquanto a radiação que escapa para o espaço arrefece o topo das nuvens, resultando em chuvas mais fortes de manhã que produzem arco-íris a tempo do pequeno-almoço, disse ele.

As montanhas do Havai são outro fator na grande frequência de arco-íris. Intensificam o fluxo do vento, que forma nuvens e produz chuva. Sem montanhas, o Havai seria um deserto com uma escassa precipitação anual, de acordo com Businger.

O calor durante o dia faz o vento circular pela ilha. Quando o vento está mais fraco, a chuva forma-se sobre os cumes das ilhas de Oahu e Kauai à tarde, tornando o arco-íris comum ao pôr-do-sol.

Por último, a localização remota das ilhas significa que o ar é excecionalmente limpo e livre de poluição, poeira continental e pólen.

Caçando arco-íris

Businger criou uma aplicação para smartphone com acesso a dados de radar Doppler e dados de satélite de alta resolução que podem alertar os utilizadores quando as condições próximas se tornam propícias para avistamentos de arco-íris.

A aplicação RainbowChase está agora disponível para o público gratuitamente. Os utilizadores podem visualizar imagens de radar e de satélite de chuva e nuvens, juntamente com a condição do tempo atual e futura, e tirar fotografias de arco-íris.

Atualmente, a app funciona apenas no Havai, mas Businger e a sua equipa planeiam implementá-la no resto dos EUA, seguindo-se a Ásia e a Europa.