Quais são as melhores plantas medicinais para preparar as suas infusões?

Se gosta de chás de ervas, esta notícia é para si. Desfrute até à última gota de bem-estar que estas recomendações lhe vão proporcionar e, além disso, pode cultivar na sua própria casa.

Mulher a servir chá de ervas numa taça, com o sofá como pano de fundo
As plantas medicinais são a alternativa natural para reforçar o nosso sistema imunitário.

A Real Academia Espanhola (RAE) define a infusão como "uma bebida obtida a partir de vários frutos ou ervas aromáticas, como o chá, o café, a camomila, etc., introduzindo-os em água a ferver". Desde a antiguidade, as infusões têm sido amplamente utilizadas para tratar doenças do corpo, como dores de estômago, tosse, inflamações abdominais menstruais, relaxamento, etc.

E como não gostar delas, se as plantas podem ser cultivadas em casa, mesmo que se viva num apartamento. É uma questão de força de vontade para cultivar a sua planta preferida num vaso e extrair todos os seus benefícios através de infusões, que pode adoçar com mel de abelha puro para realçar o seu aroma e sabor.

As três infusões mais benéficas para a sua saúde

Hoje em dia, temos lojas especializadas em chá, que oferecem até os utensílios mais sofisticados para desfrutar de uma infusão. Mas, antes de plantar ou ir às compras, queremos partilhar consigo as 3 bebidas que a Harvard Medical School mais recomenda, para que possa desfrutar até à última gota.

Chá de gengibre

Esta infusão tornou-se popular e já a tornámos parte da nossa dieta, especialmente na época de inverno. O seu sabor subtilmente picante é um excelente remédio para as náuseas.

Mulher a preparar chá de gengibre com mel e limão
Adicione mel e limão ao seu chá de gengibre para potenciar os seus benefícios e desfrutar do seu sabor.

"O chá de gengibre fortalece o sistema imunitário e é um excelente anti-inflamatório. No entanto, o gengibre pode abrandar a coagulação do sangue e é potencialmente perigoso para as pessoas que tomam anticoagulantes", salienta a instituição médica.

Chá de camomila

Entre os seus benefícios encontram-se os flavonóides, cujo principal papel é atuar como antioxidante. Além disso, as suas pequenas quantidades de vitaminas e minerais, como potássio, caroteno e cálcio, fazem dela uma estrela entre os chás.

"Há estudos que sugerem que a camomila apresenta benefícios como a redução do risco de morte por doença cardíaca, apoio ao sistema imunitário e possível proteção contra alguns tipos de cancro", diz a agência de saúde.

E, como muitas mulheres sabem, o chá de camomila é uma excelente opção natural para o ciclo menstrual, devido aos seus efeitos ansiolíticos e anti-inflamatórios. Vale a pena lembrar que as pessoas alérgicas ao pólen são aconselhadas a não tomar chá de camomila. Caso contrário, a reação pode ter consequências graves para o corpo.

Chá de hibisco

Finalmente, e muito pouco conhecido, recomenda-se o chá de hibisco, que é feito a partir das suas belas flores. Harvard refere que "é conhecido pelo seu poder antioxidante e contém baixas quantidades de magnésio, cálcio, potássio e outros oligoelementos".

A infusão de hibisco tem benefícios antivirais, sendo muito eficaz no tratamento de algumas estirpes da gripe aviária, indica a instituição médica.

Se sofre de hipertensão, experimente tomar chá de hibisco, porque será extremamente bom para regular a sua tensão arterial. O mesmo é recomendado se tiver níveis elevados de colesterol mau.

flores de hibisco
Se tiver espaço em casa, pode cultivar o seu próprio hibisco num vaso para fazer o seu chá.

Como em todas as coisas, o excesso pode ser prejudicial à saúde. Hoje em dia, temos o conhecimento e a capacidade de cultivar as nossas próprias ervas medicinais, pelo que é recomendável alternar diferentes tipos de infusões para obter todos os benefícios que a natureza tem para oferecer.