Mais de 218 mm: os 7 distritos de Portugal que vão acumular mais chuva até domingo

Ainda que seja esperada uma pausa na chuva no fim de semana, os acumulados até domingo ultrapassam os 200 mm em vários locais.
Um rio atmosférico está a contribuir para a intensificação das chuvas que ocorrem no dia de hoje e amanhã, quarta-feira. Assim, e tal como referimos em previsões anteriores, uma boa parte do país, especialmente as regiões Norte e Centro, estão cobertas de avisos meteorológicos face à chuva, agitação marítima e vento. Os avisos deste último são para amanhã.
A depressão Nils já foi nomeada pela Météo-France, no entanto, contribuirá indiretamente para um agravamento do estado de tempo em Portugal, principalmente tendo em conta a também influência do rio atmosférico, resultando em muita chuva.
Até domingo esperam-se mais de 200 mm acumulados em vários distritos
Hoje, amanhã (quarta-feira) e sexta deverão ser os dias mais chuvosos da semana, com especial ênfase para o litoral Norte e Centro. Assim, é expectável que até ao final do dia de domingo, ainda que para o fim de semana não se espere a ocorrência de chuva, a precipitação acumulada seja superior a 200 mm em diversos locais.

Os distritos onde se esperam os valores mais elevados do país, como se vê no mapa, são Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda. Ainda assim, espera-se que o valor mais elevado seja de quase 220 mm no distrito de Aveiro, mais especificamente no concelho de Arouca.
Depois seguem-se o distrito de Coimbra, com acumulados até 210 mm na zona de Penela; o distrito da Guarda, com cerca de 202 mm em Seia; o distrito de Viana do Castelo, com valores de cerca de 186 mm na zona de Ermida; o distrito de Braga com até 182 mm em Brufe; e, finalmente, Porto e Leiria com valores até 166 mm, o primeiro no interior do distrito e no caso do segundo, na zona de Alcobaça.
Há melhoria à vista?
Felizmente, e segundo a atual previsão, já conseguimos ter um vislumbre do anticiclone dos Açores a regressar à sua latitude "normal" no fim de semana. Esta subida em latitude poderá servir como "escudo" e impedir a passagem de tantas tempestades, não significando que não irá chover. Poderá haver ocorrência de precipitação, mas em escalas menores.
Contudo, e tendo em conta a distância temporal, aconselhamos que se mantenha a par das nossas previsões, de forma a acompanhar a evolução desta possibilidade.