Primeiro satélite totalmente guiado por IA já é uma realidade: o software pilota a missão

A ciência está a avançar e a tornar-se cada vez mais amigável com a Inteligência Artificial. Uma equipa de investigadores da Universidade de Würzburg deu um grande passo rumo à autonomia de satélites.

satélite
Estamos no início de uma nova classe de sistemas de controlo de satélites: inteligentes, adaptativos e com capacidade de autoaprendizagem.

Como um verdadeiro marco no caminho para sistemas espaciais autónomos, uma equipa de investigação da Universidade Julius-Maximilians de Würzburg (JMU) testou com sucesso um controlador baseado em Inteligência Artificial (IA) para satélites em órbita. O teste foi realizado a bordo do nanossatélite InnoCube.

Durante a passagem do satélite - a 30 de outubro de 2025 - o agente de IA desenvolvido na JMU realizou uma manobra completa em órbita, controlada inteiramente por IA.

A IA teve várias outras oportunidades para demonstrar as suas capacidades: em testes subsequentes, ela também controlou o satélite com sucesso e segurança até à posição desejada.

Um passo decisivo rumo à autonomia espacial

O projeto LeLaR visa desenvolver a próxima geração de sistemas de controlo autónomos. O seu principal objetivo foi o projeto, treino e teste em órbita de um controlador baseado em IA a bordo do nanossatélite InnoCube.

satélite
Os controladores estabilizam os satélites em órbita e impedem que caiam. Eles também são utilizados para apontar a nave espacial na direção desejada.

O que torna este trabalho especial é que o controlador de Würzburg não foi construído utilizando algoritmos fixos tradicionais.

Os investigadores aplicaram uma abordagem de aprendizagem por reforço profundo (DRL, na sigla em inglês), um ramo de aprendizagem de máquina no qual uma rede neural aprende autonomamente a estratégia de controlo ideal num ambiente simulado.

A principal vantagem da abordagem DRL reside na sua rapidez e flexibilidade em comparação com o desenvolvimento de controladores tradicionais. Além disso, oferece a capacidade de criar controladores que se adaptam automaticamente às diferenças entre as condições esperadas e reais, eliminando a necessidade de recalibração manual demorada.

A próxima etapa da autonomia dos satélites com IA

Este teste orbital bem-sucedido torna a Universidade de Würzburg pioneira em sistemas espaciais com inteligência artificial.

O controlador utilizado representa um componente importante para a futura exploração do espaço profundo.

Os resultados do projeto LeLaR podem permitir o desenvolvimento mais rápido e económico de novos e complexos controladores baseados em IA para uma ampla gama de plataformas de satélite.

"O próximo objetivo é capitalizar essa vantagem. É um passo importante rumo à autonomia total no espaço. Estamos no início de uma nova classe de sistemas de controlo de satélites: inteligentes, adaptativos e com capacidade de autoaprendizagem", observou a equipa de investigadores.

Referências da notícia

AI controls satellite attitude in orbit for first time. 10 de novembro, 2025. Gaby Clark/Julius Maximilian University of Würzburg.

World Premiere in Space: Würzburg AI Controls Satellite. 11 de julho, 2025. Julius-Maximilians-Universität Würzburg.