Foi descoberta na Austrália a maior planta do mundo!

A maior planta viva do mundo foi descoberta sob as águas rasas da costa da Austrália Ocidental! A planta gigante é uma espécie de grama marinha, da espécie Posidonia australis. Além de grande, ela também é muito antiga, com 4500 anos de idade!

Posidonia australis
A Posidonia australis encontrada na costa da Austrália, uma espécie de grama marinha, é a maior planta viva do planeta! Foto: Cordon Press.

Os cientistas descobriram sob as águas do litoral da Austrália a maior planta do mundo! A planta é uma alga marinha da espécie Posidonia australis e cobre uma área de, pelo menos, 180 quilómetros quadrados, o equivalente a 20 campos de futebol! A descoberta feita pelos investigadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinder foi publicada na última quarta-feira (01) na revista científica Proceedings of the Royal Society B.

A Posidonia australis descoberta na costa da Austrália tem cerca de 180 km de extensão e cerca de 4500 anos! Esta é a maior planta viva da Terra!

Os investigadores descobriram esta planta gigante por acaso! Estavam a recolher rebentos de algas da espécie Posidonia australis de uma vasta pradaria submarina na baía de Shark, uma área de património mundial no litoral da Austrália Ocidental a cerca de 800 km a norte da cidade de Perth, a fim de entender a diversidade genética desta espécie. 18 mil marcadores genéticos foram examinados para criar um espécie de “impressão digital” de cada amostra recolhida e determinar quantas plantas compunham aquela pradaria.

Posidonia australis
Foto aérea da planta marinha gigante na baía de Shark, no litoral da Austrália Ocidental. Foto: Cordon Press.

O resultado inesperado: era uma única planta! Ao invés de diversas identidades, as amostras apresentaram os mesmos marcadores genéticos "A resposta definitivamente surpreendeu-nos - é apenas uma! É isso, apenas uma planta expandiu mais de 180 km na baía de Shark, tornando-a a maior planta conhecida na Terra", disse a investigadora Elizabeth Sinclair, uma das autoras da investigação, à CNN.

Outra notoriedade da planta é a sua resistência, já que conseguiu crescer em locais da baía que possuem condições diferentes. Isto quer dizer que a planta conseguiu resistir e desenvolver-se sob amplas variações de temperatura, salinidade e alta luminosidade, condições que, se combinadas, causariam grande stress para a maioria das plantas.

Além disso, os investigadores também estimam que a planta tenha cerca de 4500 anos! Apesar de impressionante a idade avançada da planta gigante, ela não é recorde. O recorde de idade pertence a uma Posidonia oceanica descoberta no Mediterrâneo ocidental que se estende até 15 km e pode ter mais de 100.000 anos de idade!

Porquê tão grande?

De acordo com os investigadores, a gigante planta marinha conseguiu atingir este tamanho devido à sua capacidade de se clonar, criando ramificações geneticamente idênticas. Portanto, a grande planta foi-se clonando ao longo dos anos a partir de uma única muda colonizadora.

A reprodução via clonagem também ajudou o grande prado desta planta marinha a adaptar-se às condições mais extremas do seu habitat. "Clones de plantas marinhas individuais podem persistir quase indefinidamente se não forem perturbados, pois dependem da expansão vegetativa e horizontal do rizoma, em vez da reprodução sexual", disse Sinclair.

Outro diferencial da Posidonia australis descoberta é que tem o dobro de cromossomas de outras espécies oceânicas semelhantes, ou seja, ela é um organismo poliplóide. De acordo com Sinclair, a Posidonia australis possui 40 cromossomas, não 20, conforme seria de esperar de uma planta desta espécie.