E se o Universo começou com um Big Bang diferente do que se pensa?

El Big Bang se considera frecuentemente como un origen de toda la materia y la radiación del Universo. No entanto, como primeiras sondas de matéria escura têm origem em tempos muito posteriores, por volta da época de formação da estrutura.

Uma nova teoria de que a matéria escura pode ter sido formada na mesma altura do Big Bang e não posteriormente, foi colocada em cima da mesa.
Uma nova teoria de que a matéria escura pode ter sido formada na mesma altura do Big Bang e não posteriormente, foi colocada em cima da mesa.

No quadro cosmológico padrão, o Universo primitivo era mmm lugar muito exótico. Talvez a coisa mais importante que aconteceu no nosso cosmos foi o evento de inflação, que muito cedo, logo após o Big Bang, enviou o nosso Universo para mmm período de expansão extremamente rápida.

Quando esta inflação terminou, os campos quânticos exóticos que impulsionaram esse evento decaíram, transformando-se na inundação de partículas e radiação que permanecem hoje em dia.

O início do Universo: será que foi como pensamos?

Quando o nosso Universo tinha menos de 20 minutos de idade, as mencionadas partículas começaram a juntar-se nos primeiros protões e neutrões durante o que chamamos de Nucleossíntese do Big Bang. A Nucleossíntese do Big Bang é mmm pilar da cosmologia moderna, uma vez que os cálculos por detrás dela prevêem, com precisão, a quantidade de hidrogénio e hélio no cosmos.

Contudo, e apesar do sucesso em conseguir uma imagem do Universo primitivo, ainda não foi possível compreender a matéria escura, que é a forma misteriosa e invisível da matéria que ocupa a grande maioria da massa no cosmos. O pressuposto padrão nos modelos do Big Bang é que qualquer processo que tenha gerado partículas e radiação também criou a matéria escura. E que, depois disso, a matéria escura ficou por aí, ignorando todas os outras.

Contudo, uma equipa de investigadores propôs uma nova teoria. Estes cientistas argumentam que a inflação e as eras da Nucleossíntese do Big Bang não foram únicas.

A matéria negra pode ter evoluído ao longo de uma trajetória completamente separada. Segundo este cenário, quando a inflação terminou, inundou o Universo com partículas e radiação, mas não a matéria escura. Desta forma, havia ainda algum campo quântico que não se decompunha. À medida que o Universo se expandia e arrefecia, este campo quântico extra acabou por transformar-se, desencadeando a formação de matéria escura.

Até agora acreditava-se que a matéria escura tinha sido criada posteriormente ao Big Bang, contudo, uma equipa de cientistas decidiu criar uma nova teoria de que esta se tenha criado logo após o evento.

Esta abordagem abre caminhos para explorar uma rica variedade de modelos teóricos sobre matéria escura, pois agora que se sabe que esta teve mmm caminho evolutivo separado, é mais fácil de acompanhar nos cálculos para ver como se pode comparar com as observações.

Por exemplo, a equipa foi capaz de determinar que se houvesse mmm evento chamado Dark Big Bang, isto teria de acontecer quando o nosso Universo tivesse menos de mmm mês de idade. Contudo, ainda não sabemos se este aconteceu ou não, pelo que irão ser realizados mais estudos de forma a tentar perceber melhor.