Alerta global: a floresta amazónica enfrentará um colapso drástico a partir de 2050

As pressões causadas pela desflorestação, pela seca, pelos incêndios e pelo aumento das temperaturas têm vindo a diminuir a capacidade da Amazónia para resistir a perturbações. Os cientistas alertam para o facto de esta situação poder desencadear o chamado "ponto de rutura" dentro de algumas décadas.

Colapso da Amazónia desflorestação Incêndios alterações climáticas
Algumas áreas podem tornar-se "savanas de areia branca", outras podem ter uma cobertura irregular de árvores resistentes ao fogo.

A floresta amazónica está a enfrentar uma série de pressões que poderão levar ao colapso do ecossistema em grande escala já em 2050, alerta um novo estudo publicado na quarta-feira, 14 de fevereiro. Este facto teria consequências terríveis para a região e para o mundo.

A Amazónia, que alberga mais de 10% da biodiversidade mundial, ajuda a estabilizar o clima global ao armazenar o equivalente a cerca de duas décadas de emissões de dióxido de carbono que aquecem o planeta.

Mas as pressões causadas pela desflorestação, a seca, os incêndios e o aumento das temperaturas têm vindo a minar a capacidade das florestas amazónicas para resistir a perturbações, e os cientistas alertam para o facto de que esta situação poderá desencadear o chamado "ponto de viragem", empurrando o ecossistema crucial para uma transição irreversível nas próximas décadas.

Colapso da Amazónia desflorestação Incêndios alterações climáticas
O chamado "ponto de viragem" poderá ser desencadeado na Amazónia, empurrando o ecossistema crucial para uma transição irreversível nas próximas décadas.

No último estudo, publicado na revista Nature, um grupo internacional de cientistas estimou que, até 2050, entre 10% e 47% da Amazónia estará exposta a tensões que poderão causar alterações generalizadas no ecossistema.

Esta situação poderá fazer com que o ecossistema crítico deixe de absorver ou mesmo liberte o carbono que armazena, impulsionando ainda mais o aquecimento global e intensificando os seus efeitos.

"Estamos a aproximar-nos de um possível ponto de viragem em grande escala e podemos estar mais perto - tanto a nível local como a nível do sistema - do que pensávamos", afirma o autor principal Bernardo Flores da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis, Brasil.

Circuitos de retorno que conduzem ao colapso da Amazónia

De acordo com o Science Alert, os investigadores utilizaram informações de modelos informáticos, observações e provas de alterações passadas que remontam a milhares de anos para mapear a complexidade dos sistemas florestais e identificar os principais fatores de stress.

Em seguida, analisaram estes fatores de stress - incluindo o aquecimento global, a precipitação anual, a duração da estação seca e a desflorestação - para ver como poderiam atuar individualmente ou em conjunto para causar ciclos de retroação que poderiam desencadear um grande colapso.

Até 2050, a Amazónia poderá estar exposta a níveis de stress hídrico sem precedentes, afirmaram.

Investigações anteriores sugeriam que o aquecimento global (que, em média, aqueceu a superfície da Terra em cerca de 1,2 °C acima dos níveis pré-industriais) poderia, por si só, empurrar a Amazónia para um estado muito mais seco, semelhante ao da savana. Mas o último estudo sugere que o seu destino pode ser mais complexo.

Enquanto algumas áreas poderiam tornar-se "savanas de areia branca", que já se estão a espalhar pela Amazónia na sequência de incêndios florestais, outras áreas da Amazónia poderiam ter uma cobertura irregular de árvores resistentes ao fogo intercaladas com gramíneas invasoras.

As zonas mais húmidas poderão continuar a ser florestas degradadas, com menos espécies de árvores e uma maior proporção de plantas de crescimento rápido, como o bambu.

"Temos provas de que o aumento das temperaturas, as secas extremas e os incêndios podem afetar o funcionamento das florestas e alterar as espécies de árvores que podem integrar o sistema florestal", explica Adriane Esquivel-Muelbert, coautora do estudo e membro do Instituto de Investigação Florestal de Birmingham, na Grã-Bretanha.

Preocupação global

Nos últimos meses, grande parte da Amazónia sofreu uma seca brutal que secou os principais cursos de água, arruinou as colheitas e alimentou os incêndios florestais.

Os cientistas do grupo World Weather Attribution afirmaram que a seca histórica se deveu principalmente às alterações climáticas e não ao fenómeno meteorológico natural El Niño.

Flores disse que a seca severa prefigura as condições climáticas esperadas para a região no início da década de 2030. "Rios enormes secaram completamente, mantendo as populações locais e indígenas isoladas durante meses, com escassez de alimentos e água. Nunca imaginei que as pessoas pudessem sentir a falta de água na Amazónia", disse à AFP.

Os ecossistemas terrestres de todo o mundo têm sido um aliado crucial na luta global para reduzir as emissões de CO2, uma vez que a vegetação e o solo absorvem enormes quantidades de carbono. Mas isso está ameaçado e os cientistas já manifestaram o receio de que partes da Amazónia tenham passado de "sumidouro" a "fonte" de CO2.

Colapso da Amazónia desflorestação Incêndios alterações climáticas
Entre 10% e 47% da Amazónia estará exposta a tensões até 2050 que poderão levar a alterações generalizadas do ecossistema.

Flores sublinhou que "mesmo que os países amazónicos se comprometam com a desflorestação líquida zero e atinjam este objetivo nas próximas décadas, este enorme esforço pode ser inútil se o mundo inteiro não se comprometer a reduzir drasticamente as emissões de gases com efeito de estufa".

Flores, B.M., Montoya, E., Sakschewski, B. et al. Critical transitions in the Amazon forest system. Nature 626, 555–564 (2024). https://doi.org/10.1038/s41586-023-06970-0