Amazónia na armadilha do fogo: a desflorestação e o aquecimento transformam a floresta tropical em pastagens!

A Amazónia continua a ser desflorestada. O ecossistema continua a ser gravemente danificado e as consequências são devastadoras.

desflorestação; Amazónia; incêndio
Há muito tempo que a Amazónia não tem um verde tão bonito como o desta fotografia. A floresta tropical está gravemente ameaçada.

A região do Amazonas está a enfrentar um desafio crítico, salientado por um novo estudo publicado na revista "Nature Communications Earth and Environment". Esta investigação destaca o papel potencial do fogo como motor de mudanças dramáticas no ecossistema amazónico. O estudo alerta para o facto de a combinação das alterações climáticas globais e da desflorestação maciça poder aumentar o risco de uma mudança irreversível da floresta amazónica para um estado de erva ou mesmo sem árvores.

A investigação salienta a possibilidade de o fogo poder conduzir a floresta da Amazónia a uma espécie de ponto de rutura. Até agora, o fogo não tem desempenhado um papel significativo nas condições húmidas da floresta tropical. Mas quando a floresta for danificada, reduzida ou mesmo perdida, o fogo pode tornar-se um elemento dominante. O estudo salienta que poderá ser o fogo a bloquear a floresta num estado sem árvores, deixando grandes partes da Amazónia incapazes de se regenerar após a destruição. Dependendo da intensidade das alterações climáticas, entre 56% e 86% da floresta poderá ser irremediavelmente perdida.

A Amazónia é um elemento importante!

As árvores da Amazónia desempenham um papel crucial no ciclo da água. Transportam grandes quantidades de água do solo para a atmosfera. Esta água condensa-se depois sob a forma de chuva e volta a nutrir a floresta. Este processo cria uma espécie de rios caudalosos que não só estabiliza a Amazónia como um todo, mas também lhe permite deslocar-se para regiões mais secas. Este frágil equilíbrio de reciclagem de humidade é a razão pela qual a Amazónia é considerada um "ponto de viragem" do ecossistema global. Mas as alterações climáticas e a desflorestação podem perturbar este processo e conduzir a uma espiral de perda de floresta que se auto-reforça.

Os resultados do estudo tornam claro que o fogo desempenha um papel fundamental na irreversibilidade das alterações. As simulações mostram que a floresta poderia recuperar num período de até 250 anos sem a presença do fogo. No entanto, a inclusão do fogo na equação poderia dificultar este processo e levar à perda permanente de florestas. O estudo sublinha que a proteção contra os incêndios florestais é importante não só para evitar danos agudos, mas também para manter o frágil equilíbrio do ecossistema amazónico.

A Amazónia precisa urgentemente de ser colocada sob proteção especial

Outro aspeto importante do estudo é a constatação de que as interações entre o fogo, a floresta tropical e o clima são complexas. Estas foram investigadas com a ajuda de um modelo abrangente do sistema terrestre. Os investigadores conseguiram mostrar como estes fatores interagem e a sensibilidade com que o equilíbrio do ecossistema reage às mudanças. A coautora do estudo, Kirsten Thonicke, sublinha que é crucial respeitar os limites do ecossistema global e travar as alterações climáticas e a desflorestação. Isto poderia potencialmente evitar alterações irreversíveis provocadas pelo fogo.

Globalmente, o estudo salienta a necessidade urgente de proteger a floresta amazónica e de tomar medidas sustentáveis para minimizar as ameaças colocadas pelas alterações climáticas e pela desflorestação. Mostra como as interações complexas no ecossistema podem levar a que a floresta chegue a um ponto em que não possa recuperar. A floresta tropical amazónica é fundamental não só para a biodiversidade e a população locais, mas também para o clima global e a estabilidade de todo o ecossistema. É da nossa responsabilidade tomar medidas para preservar esta região única antes que seja demasiado tarde.