A capacidade de certos animais sobreviverem no gelo e na neve deve-se a proteínas anticongelantes especiais, que os cientistas descobriram terem tido origem muito antes do que se pensava.
A capacidade de certos animais sobreviverem no gelo e na neve deve-se a proteínas anticongelantes especiais, que os cientistas descobriram terem tido origem muito antes do que se pensava.
Foi encontrado um peculiar e estranho fóssil de uma ave do Jurássico, com membros inferiores extremamente longos. Pensa-se que terá sido um dos animais mais rápidos da era dos dinossauros.
A escala de Richter é mencionada inúmeras vezes para medir a magnitude dos sismos. Porém, segundo alguns especialistas esta não é a melhor ferramenta para o efeito pretendido. Fique aqui a saber o porquê!
Qual é o risco de um vulcão entrar em erupção? Uma equipa da Universidade de Genebra (UNIGE) desenvolveu um método para rapidamente obter informações valiosas, baseando-se em três parâmetros. Abrem-se assim novas perspectivas para identificar os vulcões de maior risco.
Ainda hoje, quando se fala de "TLC" ("tropical like cyclone"), é frequente haver muita confusão, sobretudo quando este tipo de sistemas é associado aos ciclones tropicais tradicionais. Vamos tentar descobrir as diferenças fundamentais.
Um estudo recente, no âmbito do projeto GrazeLIFE, revela que o pastoreio com grandes herbívoros oferece uma solução promissora na mitigação de incêndios florestais. Destaca ainda a importância da coexistência entre humanos, natureza e paisagens resilientes.
O manto carmesim que flui sobre o Glaciar Taylor tem sido um dos segredos mais bem guardados da Antártida. Agora, os investigadores acreditam ter finalmente resolvido o enigma e explicado a origem do rio "de sangue".
Ho'oleilana, a extraordinária Oscilação Acústica de Bariões, não só lança luz sobre a taxa de expansão do universo e a estrutura cósmica, como também desafia a sabedoria convencional e leva-nos a explorar o cosmos.
Segundo investigações que têm surgido sobre as profundezas dos oceanos, os cientistas provam, através de fósseis bizarros, que estas partes do nosso planeta podem ser muito mais antigas do que aquilo que se pensava. Fique a saber mais aqui!
Surgiu um desenvolvimento inovador na previsão de réplicas de sismos que poderá mudar fundamentalmente a forma como prevemos a atividade sísmica.
À medida que o atual período de desregulação climática continua a cozinhar lentamente o planeta, precisamos de saber quando e onde irão ocorrer episódios de calor extremo. Contamos-lhe os detalhes aqui!
As estufas e os campos cheios de culturas poderão em breve ser ocupados por robôs agricultores que controlam o seu estado, à medida que a agricultura adota novas tecnologias.