O cometa 3I/ATLAS, um mensageiro cósmico, fará a sua maior aproximação da Terra a 19 de dezembro de 2025

Dezembro de 2025 será um mês especial, pois os céus receberão um visitante especial: o cometa 3I/ATLAS, que veio de fora do nosso sistema solar. O dia 19 de dezembro de 2025 será a data da sua maior aproximação da Terra.

cometa 3I/ATLAS
Esta imagem do cometa 3I/ATLAS, obtida por um telescópio terrestre, revela uma coma verde, uma cauda iónica azulada que serpenteia ao ser desviada pelo vento solar e uma ténue anticauda — todas características típicas de cometas. Crédito: Victor Sabet & Julien De Winter

Em dezembro de 2025, os nossos céus receberão um visitante especial: o cometa 3I/ATLAS, um viajante de outro sistema estelar. No dia 19 de dezembro de 2025, ele fará a sua maior aproximação à Terra, a cerca de 1,8 unidades astronómicas (UA), ou aproximadamente 270 milhões de quilómetros.

Embora não possamos vê-lo a olho nu, a sua passagem representa uma oportunidade única para a ciência e para a curiosidade de todos, segundo a NASANET.

O viajante cósmico: cometa 3I/ATLAS

O asteroide 3I/ATLAS passou pelo seu ponto mais próximo do Sol no final de outubro, momento em que começou a libertar gás e poeira, formando a sua coma característica, aquela nuvem brilhante que envolve o seu núcleo gelado.

Desde então, ele continuou a sua jornada para longe do Sol, rumo ao espaço interestelar, e o dia 19 de dezembro marcará a melhor oportunidade para observá-lo da Terra com telescópios.

cometa interestelar 3I/ATLAS
O cometa interestelar 3I/ATLAS foi capturado pelo Hubble enquanto deixava o Sistema Solar. As estrelas aparecem como rastros devido ao rápido movimento do cometa. Créditos: NASA, ESA, STScI, D. Jewitt (UCLA), M.-T. Hui (Observatório Astronómico de Xangai). Imagem processada por J. DePasquale (STScI).

O que torna este cometa especial não é apenas a sua relativa proximidade, mas também a sua origem. Os seus materiais formaram-se noutro sistema estelar, fazendo dele um fragmento do Universo distinto do nosso. Os cientistas estudarão a sua composição e comportamento, comparando-o a cometas conhecidos, para melhor compreender como estes viajantes interestelares se formam e evoluem.

Embora a sua distância seja enorme e não haja perigo, o 3I/ATLAS oferece-nos um espetáculo silencioso, porém fascinante. É um lembrete de que o nosso Sistema Solar não está isolado: de tempos em tempos, ele recebe visitantes que trazem consigo segredos de mundos distantes. Observá-lo é, de certa forma, vislumbrar a história de outro canto da galáxia.

Esta imagem foi capturada pela câmera HiRISE da sonda MRO a 2 de outubro de 2025, quando o cometa 3I/ATLAS estava a cerca de 0,2 UA (29,9 milhões de km) da sonda. Crédito: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Em resumo, o 3I/ATLAS não é apenas mais um cometa. É um mensageiro cósmico que nos convida a olhar além, a aprender e a maravilharmo-nos com a imensidão do Universo, lembrando-nos de que o céu sempre tem novas histórias para contar.

Referência da notícia

El Cometa 3I/ATLAS Realizará su Máxima Aproximación a la Tierra el 19 de Diciembre. 08 de dezembro, 2025. NASANET.