A neve está a cair menos nas montanhas do mundo: isto põe em risco cidades como Las Vegas

Porque é que está a cair menos neve nas montanhas do mundo e o que é que isso significa para cidades como Las Vegas? As respostas são alarmantes.

A neve nas montanhas está a diminuir.
A neve nas montanhas está a cair menos hoje em dia devido a um clima em mudança.

A neve está a cair menos nas regiões montanhosas, uma vez que, com o atual ritmo do aquecimento global, se tem observado ao longo dos anos uma forte mudança da neve para a chuva.

De facto, os ambientes montanhosos enfrentam o ritmo mais rápido das alterações climáticas em comparação com as altitudes mais baixas, alerta um novo estudo realizado em Portsmouth. Será que o futuro será o fim da neve nas montanhas e o que é que isso significa para comunidades como Las Vegas? Desvendamos estas questões sobre a fragilidade do manto de neve das montanhas.

Milhares de milhões de pessoas em risco

As montanhas do mundo enfrentam as alterações climáticas de forma mais intensa do que as zonas mais baixas. Não se trata apenas de regiões remotas e isoladas, mas que são o lar de muitas comunidades do mundo. As consequências podem ser devastadoras para milhares de milhões de pessoas nestas regiões e nos seus arredores.

A análise mais montanhosa do seu género

Recentemente, foi concluída a análise mais exaustiva sobre a forma como a queda de neve, a precipitação e a temperatura são fatores de mudança nas cadeias montanhosas do mundo sob um clima em mudança.

A investigação foi dirigida pelo Dr. Nick Pepin da Universidade de Portsmouth. A equipa analisou dados de todo o mundo, incluindo estudos de caso de cadeias montanhosas desde o Planalto Tibetano até às Montanhas Rochosas, aos Alpes e aos Andes.

A equipa descobriu algumas tendências preocupantes ao longo das quatro décadas entre 1980 e 2020. As regiões montanhosas aquecem, em média, 0,21 °C por século mais depressa do que as zonas de planície próximas.

As montanhas estão a registar uma precipitação mais imprevisível e uma mudança da neve para a chuva. Isto tem um grande impacto na espécie humana.

A conclusão da análise é um aviso sério - mais de mil milhões de pessoas no mundo que dependem da neve das montanhas e dos glaciares para obter água serão postas em risco, tudo devido à forma como o clima está a mudar nas regiões montanhosas, onde a chuva está a cair mais do que a neve.

A diminuição da queda de neve nas montanhas põe em risco cidades como Las Vegas

Uma vez que os padrões de precipitação e temperatura estão a mudar a um ritmo mais rápido nas montanhas do que nas altitudes mais baixas, esta tendência alarmante tem implicações importantes para a gestão da água.

A Iniciativa Valorizar a Água ('Valuing Water Iniciative') escreveu que, nos EUA, a fusão da neve das montanhas na primavera fornece 75% da água dos reservatórios nos estados ocidentais, devido a um sistema de barragens que apoia as comunidades. Por conseguinte, muitas cidades e vilas dependem da neve que cai nas montanhas.

Las Vegas é uma dessas cidades que utiliza a gestão da água proveniente do degelo da neve. Sem essa neve, as comunidades não poderiam viver ali. Os invernos com pouca neve poderão tornar-se uma ocorrência regular dentro de 35 a 60 anos. Mesmo pequenas alterações no timing da fusão da neve podem afetar a dinâmica das águas subterrâneas e dos caudais.

Só podemos imaginar as dificuldades que uma cidade tão grande como Las Vegas terá de enfrentar no domínio da água quando a neve se tornar cada vez menos frequente no clima futuro.

Referências das notícias

Scientists warn mountain climate change is accelerating faster than predicted, putting billions of people at risk. University of Portsmouth. 2025.

Less snow in our mountain regions? Here’s what that means for our water. Valuing Water Initiative. 2025.