Vem aí mais uma Superlua e desta vez será rosa!

Com a crise do coronavírus em curso, pode ser difícil encontrar ‘coisas’ que nos entretenham enquanto passamos todo este tempo em casa. Felizmente, o mês de abril presenteou-nos com mais um belíssimo acontecimento astronómico. Não o perca!

Superlua cheia
Aprecie o maior acontecimento astronómico do mês de abril, já nos próximos dias 7 e 8.

Vivemos tempos inimagináveis devido ao surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A quarentena e o isolamento social podem tornar-se difíceis de suportar a médio e longo prazo, mas, felizmente, podemos usar o tempo a nosso favor e desfrutar da maior superlua de 2020. Aponte na agenda o dia 8 de abril!

As medidas tomadas pelos vários governos à escala mundial geraram um efeito ambiental positivo que já começa a notar-se no planeta Terra. No caso da Superlua, o decréscimo dos níveis de poluição do ar poderá desempenhar um papel fulcral para a visibilidade e potencial observação deste evento astronómico.

Apesar de não podermos sair à rua, nada nos impede de apreciar o tempo e a natureza desde a janela ou varanda das nossas casas. Recomendamos-lhe que, no próximo dia 8, ou até nas horas anteriores (ainda no dia 7); interrompa por uns instantes as suas tarefas diárias, observe a escuridão do firmamento, absorva o ‘silêncio’ das estrelas e aprecie a beleza da maior Superlua de 2020. Além de ser a segunda Superlua que surge no céu neste ano civil, apresentará uma tonalidade rosa. Saque da câmara fotográfica, e registe esse momento inesquecível!

Superlua ‘rosa’, porquê?

A Semana Santa arranca com uma Superlua rosa. No próximo dia 8, o céu vai iluminar-se mais que o habitual porque a Lua estará no perigeu, o ponto da sua órbita mais próximo da Terra, ou seja, a 357,030 quilómetros de distância.A superlua surge quando o plenilúnio coincide com o ponto mais próximo da Lua à Terra durante o ano. O termo 'rosa' tem origem no florescimento de uma planta silvestre nos Estados Unidos que se veste dessa cor precisamente agora, em abril.

O perigeu lunar ocorrerá a 7 de abril às 18:08. Umas horas mais tarde, às 03:35, a Lua cheia estará no seu pico mais alto transformando-se na maior e mais brilhante de 2020. Os dois instantes (perigeu e Lua cheia), vão estar desfasados, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa , 08:28 horas. A melhor ocasião para observar esta ‘Superlua cheia’, será no momento do nascimento da Lua, no dia 7 de abril por volta das 19:30 em Portugal continental, pelas 20:03 horas no Funchal e pelas 19:41 em Ponta Delgada.

A Lua cheia no perigeu é 14% maior e 30% mais brilhante do que quando acontece no apogeu. Este é um acontecimento particularmente especial, intercalado entre a ‘super-lua de verme' de março e a 'superlua de flor' de maio. Não se esqueça, esta não será a última Superlua do ano. Vamos poder contemplar outra, já no próximo dia 7 de maio. Até lá, relembre os maiores eventos astronómicos de 2020 e como pode explorar o universo a partir de casa.