Um Atlântico sem ciclones tropicais nos mapas, mas isso pode começar a mudar a partir de 15 de setembro

Atendendo à importância de se obter informação com antecedência sobre a época dos ciclones tropicais nas respetivas bacias oceânicas, o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo (ECMWF) desenvolveu alguns produtos com esse objetivo.

Ciclone tropical
Os ciclones tropicais têm vindo a aumentar de frequência e intensidade, tornando-se assim necessário que os modelos numéricos de previsão desenvolvam cada vez mais produtos de previsão relacionados com os ciclones tropicais.

O ECMWF, além dos produtos de previsão a médio prazo (dia 0 ao dia 15) disponibilizados diariamente, produz também informação à escala sazonal (até 7 meses) e sub-sazonal (semanal).

Previsão sub-sazonal relacionada com os ciclones tropicais

Os produtos de previsão sub-sazonal fornecem apenas uma visão geral das previsões até ao 46º dia e concentram-se principalmente nas mudanças semanais. Oferecem assim um panorama geral médio semanal dos produtos previstos, em vez de uma definição diária.

O parâmetro apresentado em alguns dos produtos sub-sazonais, é a anomalia, que é dada pela diferença entre a média semanal do conjunto da previsão em tempo real e a média semanal correspondente do conjunto dos dados climáticos observados do modelo.

No caso dos ciclones tropicais o ECMWF disponibiliza à escala sub-sazonal a frequência prevista de tempestades tropicais, a energia ciclónica acumulada prevista de tempestades tropicais e as probabilidades de ocorrência de tempestades tropicais.

Estes parâmetros são calculados ao longo dos mesmos períodos semanais que os outros produtos de previsão mensal e são calculados em média ao longo de uma bacia oceânica.

Os algoritmos de identificação de ciclones tropicais são os mesmos utilizados para os produtos dos ciclones tropicais de médio prazo, como por exemplo, as trajetórias dos ciclones tropicais.

Frequência prevista de tempestades tropicais

Os gráficos da frequência média de 7 dias de tempestades tropicais inclui todos os sistemas associados a velocidades do vento >61 km/h e, portanto, inclui tempestades tropicais e tempestades com força de ciclones tropicais.

A frequência é derivada da comparação da probabilidade de ocorrência dos membros do Ensemble com a probabilidade da climatologia do modelo de 20 anos dentro da mesma janela de tempo de 7 dias.

Nas figuras abaixo as «Médias Climáticas» da frequência de ciclones tropicais (barras laranjas) são derivadas apenas de observações. As «Médias Previstas» (barras verdes) são baseadas nos resultados dos algoritmos de previsão sub-sazonal do modelo do ECMWF.

Frequência das tempestades tropicais
Um exemplo de gráfico com a frequência média semanal de tempestades tropicais (15–22 Set.)

As bacias oceânicas onde o teste Wilcoxon-Mann-Whitney (WMW) deteta uma significância superior a 95% têm um fundo sombreado.

Na semana de 15-22 de setembro, no Oceano Atlântico e no noroeste do Pacífico, a média prevista da frequência de tempestades tropicais já se aproxima mais da média climática, ao contrário do que acontecia para esta semana de 8-15 de setembro.

A altura das barras previstas é normalizada para levar em conta as diferenças durante o período contíguo selecionado entre as características dos ciclones tropicais identificadas nas previsões e as características dos ciclones tropicais realmente observadas. Esta normalização torna as barras laranja e verdes diretamente comparáveis.

Energia ciclónica acumulada prevista das tempestades tropicais

A energia ciclónica acumulada média semanal das tempestades é a soma dos quadrados da velocidade máxima sustentada estimada de cada tempestade tropical ativa em intervalos de seis horas.

A energia ciclónica acumulada média das tempestades tropicais de um período de tempo é a soma da energia ciclónica acumulada de cada tempestade e leva em consideração o número, a força e a duração de todas as tempestades tropicais dentro da janela de tempo de 7 dias.

Energia ciclónica acumulada
Um exemplo de gráfico com a energia ciclónica acumulada média semanal (15-22 Set.)

Prevê-se na semana de 15-22 de setembro uma energia ciclónica acumulada média semanal das tempestades tropicais abaixo do valor normal no Atlântico e no noroeste do Pacífico, mas no nordeste do Pacífico essa energia será superior ao valor normal.

Na semana que está a decorrer, de 8-15 de setembro, essa diferença no Atlântico e no noroeste do Pacífico ainda era maior.

Da mesma forma que para a frequência das tempestades tropicais, a altura das barras previstas é normalizada.

Uma normalização adicional define o valor climatológico (laranja) igual a 1. O valor previsto (verde) indica acima da média (valor superior a 1) ou abaixo da média (valor inferior a 1) da energia acumulada do ciclone, respetivamente.