Tornado impressionante ocorre em Wonogiri, Indonésia

Um tornado ocorreu há alguns dias na barragem de Gajah Mungkur, em Wonogiri, na província de Java Central na Indonésia. Este acontecimento deixou imagens espetaculares que rapidamente ficaram virais. Confira!

Um tornado ocorreu na passada quarta-feira, 20 de janeiro em Wonogiri, perto da barragem de Gajah Mungkur, na província de Java Central na Indonésia. Felizmente, não foram relatados quaisquer danos ou fatalidades. Bambang Haryanto, Chefe da Agência de Mitigação de Desastres em Wonogiri e a sua rede de voluntários confirmaram a veracidade deste acontecimento ao validarem as imagens virais de um vídeo de uma tromba de água (tornado marinho) que surgiu nas redes sociais. Bambang explicou que este incidente ocorreu por volta das 15.30h locais e teve uma duração de cerca de 15 minutos.

"Foi visto no meio da barragem, dirigindo-se para oeste, e depois, antes de chegar às áreas residenciais, voltou para sul (o tornado)", disse Bambang. Acrescentou ainda que não houve relatos de danos materiais ou mortes. O Chefe da Secção de Dados e Informação da Estação Climatológica na Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica (BMKG) em Semarang, Iis W Harmoko, também confirmou que se tratava de uma tromba de água. "Uma tromba de água é um tornado que ocorre sobre o oceano. O mesmo se aplica quando ocorre sobre uma barragem", disse ele.

Harmoko acrescentou também que o aparecimento desta tromba de água foi gerado por uma nuvem do tipo cumulonimbus. Este tipo de nuvens também aumenta o potencial para condições meteorológicas extremas, tais como granizo, tornados, chuva forte e ventos fortes.