Tempo para a próxima semana em Portugal: irão a chuva e o vento continuar após a Depressão Celine? Saiba o que esperar

As próximas 72 horas em Portugal continental serão condicionadas pela passagem da Depressão Celine. Várias frentes associadas trarão chuva persistente, vento forte e agitação marítima. A Madeira também será afetada. E depois de Celine, que se prevê? Saiba aqui o que esperar.

Entre sábado (28) e segunda-feira (30) a terceira depressão de grande impacto da temporada 2023/2024 - Celine - estará a condicionar bastante o estado do tempo em Portugal continental, ainda que de maneira indireta.

A depressão Celine, nomeada pelo Serviço Meteorológico Francês (Météo-France) e situada a oeste da Irlanda, será a responsável por trazer chuva persistente, por vezes forte e abundante, através de sucessivas frentes lançadas para o nosso país ao longo das próximas 72 horas.

Efeitos de Celine em Portugal continental e Madeira

As regiões que mais precipitação irão acumular nestes próximos 3 dias serão aquelas situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (o Norte inteiro e parte da Região Centro) e, sobretudo, aquelas áreas a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu).

O Centro e o Sul do país também serão regados com “fartura” pelas frentes associadas a Celine, mas, uma vez mais, o Norte estará muito mais exposto à intempérie e será, por isso, mais afetado pela passagem deste temporal. Há risco de inundações, derrocadas e transbordamento de rios e ribeiras.

Prevê-se também um vento intenso de Oes-Sudoeste e um forte temporal marítimo. As rajadas mais intensas irão ocorrer no sábado (28) e no domingo (29), tanto no litoral como nas terras altas, sobretudo no Norte e no Centro (entre 70 e 90 km/h). Estima-se, de igual modo, uma agreste agitação marítima, com ondas de noroeste até 6/8 metros de altura significativa.

depressão celine; previsão do tempo; chuva
72 horas condicionadas pelas frentes da Depressão Celine. Irá o tempo instável e chuvoso manter-se em Portugal após o Halloween?

Não esquecer também que a Região Autónoma da Madeira, tal como já tínhamos avançado na nossa última previsão, estará exposta à frente fria associada à Depressão Celine no domingo, dia 29. Para o arquipélago madeirense espera-se, assim, períodos de chuva ou aguaceiros localmente fortes, sobretudo no período da tarde de domingo (29).

Irá esta tendência meteorológica manter-se após o Halloween?

Para a próxima semana, após a passagem de Celine - depressão que manterá a sua influência e Portugal continental até dia 30 -, prevê-se que a geografia continental se mantenha completamente exposta ao fluxo zonal de oeste, um dos fatores responsáveis pelo facto de, nestas últimas semanas, termos estado a receber com mais frequência estas frentes e depressões.

Assim, entre terça-feira 31 de outubro (Halloween), e domingo, 5 de novembro, tudo indica que a tendência meteorológica deverá continuar chuvosa e instável, algo “denunciado” pela anomalia de precipitação positiva que tão bem se observa no mapa do nosso modelo de referência (ECMWF). O vento também deverá soprar, predominantemente, de Oes-Sudoeste, esperando-se temperaturas relativamente amenas durante o dia e frescas ou frias à noite.