StoreWindows10

Tempo agrava-se hoje e domingo piora!

A passagem de um sistema frontal associado a uma depressão centrada a oeste-noroeste das Ilhas Britânicas contribui para o agravamento do estado de tempo com elevada agitação marítima, vento forte e chuva persistente. No domingo o tempo voltará a piorar.

Alfredo Graça Alfredo Graça 09 Nov. 2018 - 13:43 UTC
Estado de tempo agrava-se este fim-de-semana, especialmente no domingo.

Para este fim de semana, prevê-se precipitação moderada a forte nas regiões do Norte e Centro, sobretudo entre o Minho e o Douro Litoral com avisos laranja para os distritos de Viana do Castelo e Braga. O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela risco para determinadas atividades dependentes do estado de tempo.

A agitação marítima será maior do que o habitual pelo que as ondas de noroeste poderão atingir os 4 a 5 metros entre o final da tarde de hoje e o final da manhã de sábado. O vento soprará moderado a forte podendo atingir rajadas de 85 quilómetros por hora no Minho e Douro Litoral e até mesmo chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas. Sob aviso amarelo devido à intensa precipitação estão os distritos de Viseu, Porto, Vila Real e Aveiro. O IPMA também emitiu aviso amarelo por causa da agitação marítima para os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

O vento forte em geral do quadrante sul será de 70 quilómetros por hora em média no litoral oeste e de cerca de 85 quilómetros por hora nas terras altas. Quanto as temperaturas, as máximas sobem ligeiramente sábado, voltando a descer ligeiramente no domingo. Amanhã, a precipitação e o vento far-se-ão notar na Região Centro e na Região Sul em distritos como os de Lisboa e Faro, no domingo as condições meteorológicas agravam-se verdadeiramente, prevendo-se chuva abundante e vento fortíssimo em todo o território nacional.

No domingo (11) espera-se um autêntico vendaval e chuvas persistentes e abundantes de Norte a Sul, sendo particularmente incisivas no Minho e Douro Litoral e também nas terras altas. Há previsão de acumulados de precipitação durante o dia entre os 11 mm e os 76 mm, em distritos como o de Faro e Castelo Branco.

A precipitação acumulada será útil para a fertilidade dos campos agrícolas.

Avisos da Proteção Civil

Perante as previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Proteção Civil alertou para a probabilidade de ocorrerem determinados efeitos, como piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou provocação de cheias em meios urbanos. Poderá haver inundações por transbordo de linhas de água, inundações de estruturas urbanas subterrâneas e danos em estruturas montadas ou suspensas.

Está lançado o alerta também para a eventualidade de ocorrência de dificuldades na drenagem de sistemas urbanos em períodos de preia-mar, queda de ramos de árvores ou processos geomorfológicos causados pelo deslize e instabilização de vertentes e impedimento nas vias de circulação.

Publicidade