StoreWindows10

Super-tufão Mangkhut: os vídeos mais chocantes

A passagem do tufão Mangkhut em Hong Kong resultou em 4 mortes, mais de 200 feridos e inúmeros danos. Os vídeos que se tornaram virais mostram o poder do ciclone, que um dia antes deixou pelo menos 65 vítimas nas Filipinas.

Alfredo Graça Alfredo Graça 17 Set. 2018 - 13:07 UTC

Ontem à tarde, o supertufão Mangkhut atingiu as costas do sudeste da China, deixando pelo menos 4 mortos e mais de 200 feridos, segundo relatos dos meios de comunicação social locais. O ciclone passou a pouco mais de cem quilómetros ao sul de Hong Kong, com rajadas de vento de 155 km/h e uma tempestade de cerca de quatro metros no porto de Victoria.

As árvores desenraizadas que cortam estradas são centenas e nas áreas costeiras há numerosas inundações devido ao aumento do nível do mar. O Mangkhut chegou à costa chinesa felizmente já bastante enfraquecido, como categoria 1, mas com força suficiente para se tornar o mais intenso tufão registado em Hong Kong. Cerca de 3 milhões de pessoas tiveram de ser evacuadas e na região chinesa mais de 49.000 barcos de pesca permaneceram atracados nos portos.

Poucas horas antes, nas Filipinas, ele manifestou rajadas de mais de 200 quilómetros por hora. Lá, as autoridades relatam pelo menos 65 mortes como resultado da tempestade, das chuvas torrenciais e do vento. Sobre o Pacífico, o ciclone tornou-se categoria 5 com rajadas que, segundo a Organização Meteorológica Mundial, andavam por volta dos 250 km/h.

Publicidade