Raro alinhamento de 5 planetas e a Lua acontecerá em junho!

Ao longo do mês de junho, observadores do mundo inteiro vão poder admirar o alinhamento de 5 planetas - Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno - pouco antes do nascer do sol. E, no dia 24, a Lua crescente também irá entrar neste alinhamento!

Alinhamento de planetas
Na última semana de junho, 5 planetas estarão alinhados com a Lua no horizonte! Um fenómeno imperdível que poderá ser observado a olho nu!

Para todos aqueles que apreciam as belezas astronómicas, o mês de junho traz-nos um belíssimo e raro presente: o alinhamento de 5 planetas com a Lua! É isso mesmo, ao longo de todo o mês de junho será possível observar o alinhamento de 5 planetas, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno, exatamente na sua ordem planetária a partir do Sol, e, no dia 24 a Lua vai juntar-se a este alinhamento!

O alinhamento dos 5 planetas na sua ordem natural a partir do Sol - Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno - observado a partir da Terra, é um fenómeno raro de se ver. Depois deste mês, só voltará a acontecer em 2040!

Enquanto que observar dois ou três planetas próximos - fenómeno chamado de conjunção - é algo relativamente comum, o alinhamento de 5 planetas é algo mais raro de se ver. A última vez que estes 5 planetas apareceram alinhados nesta configuração foi em dezembro de 2004! E a próxima vez só acontecerá em agosto de 2040!

Os planetas estão alinhados desde o início de junho, e assim permanecerão ao longo do mês. E o melhor: é um fenómeno visível para o mundo inteiro! Os observadores residentes no Hemisfério Norte poderão ver os planetas alinhados no setor leste-sudeste no horizonte, enquanto que os observadores no Hemisfério Sul devem ficar atentos ao setor leste-nordeste, usando sempre o ponto do nascer do Sol (leste) como referência.

O melhor momento para observar o alinhamento é 30 minutos ou 1 hora antes do nascer do Sol, portanto, fique atento ao horário que o Sol nasce na sua região! Além de ficar atento ao horário do nascer do Sol, também não deixe de consultar a previsão do tempo para a sua região para garantir que o céu estará limpo no momento da observação.

Para observar Mercúrio, o primeiro planeta do alinhamento, os observadores irão, talvez, precisar de uns binóculos e uma visão muito clara do horizonte - isto no início do mês, porque o planeta estará mais distante, mais baixo no horizonte e menos brilhante. Mas, com o avançar do mês, Mercúrio vai tornar-se mais brilhante e estará mais alto no horizonte.

Desta forma, até ao final do mês, todos os 5 planetas poderão ser observados a olho nu! Mercúrio estará a brilhar perto do ponto onde o Sol nasce, Vénus será o mais brilhante dos planetas, Marte terá o seu brilho avermelhado característico, Júpiter também estará brilhante e Saturno será um pouco mais difícil de visualizar, mas basta seguir o alinhamento dos restantes planetas para encontrá-lo!

Além dos 5 planetas, no dia 24 de junho a Lua também entrará neste alinhamento! Nesta data, a Lua na sua fase crescente também entrará no alinhamento entre os planetas Vénus e Marte. Depois desse dia, a Lua irá afastar-se gradualmente do alinhamento. Portanto, marque esta data na sua agenda e não deixe de olhar para o céu neste mês!