NASA anuncia a descoberta de 301 novos exoplanetas

Mais 301 planetas foram adicionados a listas de exoplanetas descobertos e confirmados pela NASA! Esta enorme descoberta só foi possível graças ao desenvolvimento de uma poderosa ferramenta de aprendizagem de máquina, a ExoMiner!

Exoplanetas
Mais 301 exoplanetas foram adicionados à lista de novos planetas descobertos pela NASA!

Cientistas da NASA revelaram recentemente a descoberta de mais 301 exoplanetas - planetas que estão fora do nosso Sistema Solar a orbitar estrelas distantes- adicionando este novo lote a uma lista que agora contabiliza 4.569 exoplanetas já descobertos e validados desde as primeiras descobertas em meados dos anos 90. Mas como os cientistas conseguiram descobrir um número tão grande de exoplanetas de uma só vez? Através de uma poderosa ferramenta de Inteligência Artificial, a ExoMiner!

A ExoMiner é uma nova rede neural profunda (em inglês, Deep Neural Network), estes tipos de redes neurais são poderosas ferramentas de aprendizagem de máquina, capazes de aprender tarefas automaticamente a partir de um grande conjunto de dados.

Estas 301 descobertas ajudam-nos a entender melhor os planetas e sistemas solares além do nosso, e o que os torna tão únicos - Jon Jenkins, cientista de exoplanetas da NASA

A construção da arquitetura da rede ExoMiner foi inspirada em vários testes e propriedades que os cientistas experientes utilizam para confirmar novos exoplanetas. A rede foi treinada a partir de um histórico de exemplos passados de exoplanetas confirmados e os chamados “impostores”, os casos de falsos positivos.

Acoplado ao supercomputador Pleiades da NASA, o ExoMiner pode distinguir com facilidade e rapidez exoplanetas reais de diferentes tipos de falsos positivos. Com isto, a ExoMiner é uma poderosa ferramenta de complemento ao trabalho de astrónomos especializados que exploram dados e decifram o que é e o que não é um planeta.

Segundo o artigo publicado pela equipa de investigação responsável pelo trabalho, a ExoMiner usou informações recolhidas pelas missões Kepler e K2 (missão subsequente a Kepler) da NASA. Analisar detalhadamente os dados destas missões cujos campos de visão possuem milhares de estrelas, com cada uma podendo hospedar múltiplos exoplanetas, é uma tarefa extremamente demorada e trabalhosa. E é aí que a ExoMiner entra para facilitar o trabalho dos cientistas!

Além de ser uma ferramenta precisa e consistente na distinção de exoplanetas, a ExoMiner não é uma black box, como a maioria das redes de aprendizagem profunda são, permitindo que os cientistas entendam como o algoritmo fez as suas classificações. De acordo com Jon Jenkins, cientista de exoplanetas do Ames Research Center da NASA: "Podemos explicar facilmente quais os recursos que estão nos dados levam o ExoMiner a rejeitar ou a confirmar um planeta."

A ExoMiner descobriu os 301 planetas usando dados do conjunto restante de planetas possíveis (ou candidatos) no Arquivo Kepler. Antes da ExoMiner, ninguém era capaz de validá-los como planetas. De acordo com a NASA, nenhum destes 301 planetas tem alguma propriedade semelhante à Terra ou está na zona habitável das suas estrelas-mãe. Mas partilham características semelhantes à população geral de exoplanetas confirmados na nossa vizinhança galáctica.