Queda de granizo e inundações rápidas: eis as imagens dos temporais dos últimos dias!

Depressão isolada em altitude provocou o caos nalgumas regiões de Portugal ao trazer períodos de chuva ou aguaceiros fortes, trovoada e queda de granizo. Houve inundações rápidas nalguns locais. Veja as imagens!

Tal como já tínhamos avançado há vários dias, previa-se para toda esta semana condições meteorológicas adversas em Portugal continental, e, logo na segunda-feira, 22 de maio, o distrito de Setúbal foi o mais visado pela atividade tormentosa de uma depressão isolada com expressão em altitude.

Houve forte atividade convectiva (trovoada e granizo) durante o período da tarde, tendo-se gerado inundações rápidas e localizadas como consequência da chuva forte.

Entretanto, a depressão reativou a sua influência de novo pela tarde de terça-feira, 23 de maio, o que resultou em inúmeras inundações, várias quedas de árvores, deslizamentos de terra ou pedras na via pública, quedas de estruturas e limpezas da via pública, entre a meia-noite e as 19h de ontem, de acordo com informações avançadas por José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional da Proteção Civil, em declarações ao meio de comunicação SAPO 24.

Segundo esta mesma fonte, a Grande Lisboa e a Península de Setúbal foram as áreas mais afetadas do país, seguidas das regiões do Baixo Alentejo, distritos de Santarém e Castelo Branco e o Grande Porto. Ainda segundo José Costa, “Não há registo de danos, desalojados ou vítimas”.

As imagens das inundações rápidas e localizadas em meio urbano em Lisboa são impressionantes, como se vê pelas imagens captadas no Parque das Nações. Em pleno temporal o trânsito ficou caótico, a circulação de pessoas e carros muito condicionada e inclusive ocorreu queda de granizo nalguns locais (Costa da Caparica, Almada).

Ainda de acordo com informações veiculadas noutro meio de comunicação - Jornal de Notícias - ontem, 23 de maio “a chuva forte que se fez sentir em Lisboa (...) provocou cheias na Rua da Prata, onde, no final do ano passado, um coletor colapsou na sequência de outra inundação”.

Para os próximos dias prevê-se a manutenção deste estado do tempo, com condições favoráveis à ocorrência de chuva ou aguaceiros fortes, trovoada e possível queda de granizo durante o período da tarde. Consulte a previsão meteorológica para Portugal ao detalhe, aqui!