Quais os produtos frescos mais indicados para consumir nesta estação de outono?

Entramos no outono e é necessário reforçar as nossas defesas no organismo para os meses que se aproximam. Fique a saber quais os produtos de que pode e deve desfrutar.

Produtos de outono
Para uma alimentação saudável, deve prestar sempre atenção aos produtos sazonais.


Uma nova estação do ano significa alterações não só na natureza, mas também na nossa saúde.

Amadurecem agora as frutas das quais podemos desfrutar nesta temporada e as hortas somam verduras aptas para excelentes cozinhados.

É altura de reforçar as nossas defesas e preparar o nosso corpo para os meses que se avizinham. E uma das formas de o fazer, é ajudar a purificar o corpo na fase inicial da estação, antes que o tempo frio venha para ficar.

Devemos incluir na nossa alimentação uma grande variedade de alimentos, desta estação, ricos em antioxidantes. Sem esquecer que, à medida que a temperatura vai diminuindo e os dias começam a ficar mais húmidos, o nosso corpo irá pedir alimentos quentes e energéticos.

De acordo com Mayra Paterson, segundo a medicina tradicional chinesa, que tem em conta os ciclos da natureza e a mudança das estações, os órgãos a que se deve prestar mais atenção são os pulmões e o intestino grosso.

Para estes, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos brancos e verdes, como o alho-francês, a cebola, a energia dos cereais e as leguminosas.

Que frutas e legumes para a temporada de outono?

Os frutos de verão, com exceção de alguns pêssegos e da vinha, desapareceram quase por completo, ou perderam a doçura intensa que nos deram no mês passado.

No entanto, estão a chegar cada vez mais maçãs e peras, juntamente com uma grande variedade de frutos que estão a mudar completamente a paisagem das lojas de fruta.

Maçã
A maçã fornece vitaminas A, B, C e E, que são antioxidantes. A sua casca é rica em fibras, o que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e proporciona sensação de saciedade.

Entre os frutos que abrem agora a sua época, um dos mais aguardados é a romã e o diospiro.

Os marmelos também estão a amadurecer e os primeiros citrinos estão a chegar, as tangerinas, primeiro mais verdes, depois mais alaranjadas.

A natureza dá-nos os alimentos que precisamos para nos protegermos

Muitos frutos da floresta também começam a amadurecer, como as castanhas, as roseiras, os abrunhos, os medronhos, e até mesmo os cogumelos.

Alguns frutos originários de outras latitudes e que se adaptaram bem ao nosso clima em algumas zonas estão agora na sua época. É o caso do abacate, da manga, da papaia e do ananás.

No que diz respeito aos legumes, também haverá uma renovação.
Vamos continuar a encontrar feijão verde, pimentos, alfaces e curgetes. Mas as abóboras e algumas couves, sobretudo as folhas de couve, estão a regressar em força.

A energia da natureza está a descer e a contrair-se, pelo que não é de estranhar que todos os tipos de raízes, bolbos e tubérculos estejam também a sair, como o alho francês, as cebolas, as batatas, as beterrabas e até mesmo, considerado o tubérculo da estação, a batata doce.