Próximos dias trazem chuva e descida das temperaturas

Está na hora de resgatar os guarda-chuvas. O anticiclone enfraquecerá este fim de semana, deixando escapar a chuva que atingirá este fim de semana Portugal continental. Também os Açores serão afetados pelo tempo instável. Saiba mais aqui!

Este fim de semana, o anticiclone registará um “travão” temporário, deixando passar algumas linhas de instabilidade que deixarão chuva nalgumas regiões de Portugal continental. Não se registará uma mudança drástica no estado do tempo, portanto, este não será um episódio de chuva persistente e generalizada tipicamente outonal.

Com um bloqueio anticiclónico tão forte, apenas se dá azo a situações de chuva fraca e dispersa como a que vamos ter no fim de semana. Para já, não se perspetiva um episódio de tempo com características outonais.

A precipitação será, então, em geral, fraca e dispersa. Atingirá, de forma muito escassa, localidades a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela no sábado, sendo que no domingo, incidirá sobretudo no Minho e Douro Litoral, alargando-se para leste e para sul de forma dispersa. As temperaturas máximas baixarão, e as mínimas registarão uma subida.

Muita atenção aos Açores que estarão embebidos numa frente atlântica que faz parte da mesma linha de instabilidade que nos atingirá, registando forte precipitação e ventos muito intensos este fim de semana, sobretudo nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central. Após o fim de semana, apesar da chuva prevista para segunda-feira nalgumas regiões, a tendência meteorológica será a mesma dos últimos dias, com céu limpo ou pouco nublado e algum calor durante o dia.