Próximas noites cada vez mais frias, com geadas…e aguaceiros!

Já estamos sob o efeito do “escudo anti-tempestades”. Isso, em conjunto com o fluxo de leste, trará para Portugal continental nos próximos dias sol, frio - com temperaturas mínimas de até -3 ºC em várias localidades do interior - e geadas. E depois, virá algo diferente? Saiba mais aqui!

Reina uma estabilidade meteorológica absoluta em Portugal continental. De norte a sul do país o tempo apresenta céu limpo, com poucos períodos de nebulosidade e, a pouco e pouco, o frio tipicamente invernal começa a ganhar terreno. Estão previstas mínimas negativas em várias localidades do interior nas próximas noites, com os termómetros a baixar até aos -3 ºC no Nordeste Transmontano, Beira Alta e Beira Interior.

Com o anticiclone centrado a norte da Península Ibérica esta quarta-feira, ou seja sobre as Ilhas Britânicas, e o fluxo de Leste em plena força nas nossas latitudes, impera o tempo soalheiro. A exceção é o nevoeiro, por vezes persistente, nos vales das regiões de Trás-os-Montes e Beira Alta.

Devido ao tempo anticiclónico e ao fluxo de leste, vamos tremer de frio nas próximas noites. Estão previstas mínimas de até -3 ºC em várias localidades do interior, para além do gelo e das geadas.

Atenção que, graças ao tempo anticiclónico, vamos também tremer de frio nas próximas madrugadas. A descida das temperaturas será gradual nos próximos dias, mais significativa nos territórios do interior, notando-se o acentuado arrefecimento noturno, acompanhado de geadas e gelo.

Para o fim de semana, sobretudo no domingo, poderão surgir alguns aguaceiros em pontos da fachada atlântica, derivados de uma depressão, mas serão fracos e pouco expressivos.

youtube video id=7qQvg1D9xYM