tempo.pt

Previsão para o Catar: calor sufocante diz presente no Mundial

No período que antecede o Mundial de Futebol Catar 2022, a temperatura está a revelar-se quente para os turistas recém-chegados que aplaudem a sua seleção nacional. Contamos-lhe acerca dos valores extremos registados e a previsão do tempo.

catar mundial taça futebol ronaldo seleção portugal calor
O Campeonato do Mundo 2022 será disputada no Catar em novembro-dezembro mas... estarão garantidas temperaturas muito mais frescas?

A contagem decrescente já começou, no próximo dia 20 de novembro terá lugar a cerimónia de abertura e será disputada a primeira partida do tão esperado Mundial de Futebol no Catar 2022, que tem a característica marcante de uma mudança de data por razões puramente meteorológicas. Recorde-se que para evitar expor jogadores e espectadores às temperaturas elevadas de 40-50 °C do verão do Catar, foi adiado para novembro-dezembro, meses de "inverno" do país anfitrião do Campeonato do Mundo mas... estarão garantidas as temperaturas muito mais frias?

Novembro 2022 com calor sufocante no Catar

Na última semana assistiu-se à chegada de um número significativo de turistas e fãs das várias seleções de todo o mundo apuradas para o Campeonato do Mundo, de modo que já se respira um autêntico "clima de Mundial". As temperaturas sufocantes registadas nestes últimos dias foram uma surpresa para mais do que uma pessoa despistada que não se informou devidamente antes de embalar as suas malas rumo ao Catar.

E é que em novembro e dezembro, o Catar tende a ter um ambiente semelhante ao de pleno verão que muitos visitantes experimentam no seu país de origem; pode mesmo apresentar valores de temperaturas superiores quando uma frente quente atravessa o Qatar em pleno novembro, como tem sido o caso nestes últimos dias.

catar mundial futebol seleção ronaldo portugal calor
Nesta última semana chegou uma parte significativa dos turistas e fãs das várias seleções do mundo.

Por exemplo, para a cidade de Doha, capital do Catar e uma das sedes do Mundial, as temperaturas atingidas este novembro rondavam (na altura da redação deste artigo) mínimas entre 24 e 25 °C, e tardes com máximas superiores aos 37 °C! As manhãs e noites têm vindo a apresentar uma elevadíssima sensação térmica (ST), produto do aumento da humidade relativa que torna difícil descansar bem.

De acordo com os dados horários, à meia-noite de quinta-feira, 3 de novembro, Doha registava 30 °C com humidade acima de 60%, o que resultou numa ST de pelo menos 34 °C. Outro exemplo desta mesma semana foi a manhã escaldante da última terça-feira (8 de novembro), quando às 7 horas da manhã o termómetro marcava 29 °C, a humidade relativa tinha crescido para 85%, e o dia começava com uma ST de 36 °C.

Sem ir mais longe, ontem à tarde (11 de novembro), a temperatura atingiu os 35 °C, e este panorama está a ser replicado em várias cidades, e fala-se mesmo de novos recordes de temperatura registados num mês de novembro em várias localidades.

Como é o clima no Catar?

O clima do Catar tem um verão extremamente quente, as temperaturas máximas são muito elevadas (45 °C podem ser facilmente atingidos e subir até 50 °C também). Além disso, sopra o "Shamal", um vento forte com rajadas que provocam as tão famosas e perigosas tempestades de poeira e areia. A realização de um torneio de verão neste país seria de alto risco, as temperaturas elevadas são consideradas pela OMS como um risco potencial para a saúde.

No Catar existem duas estações distintas, nove meses de verão (de março a novembro) e três de inverno (centrados em dezembro-janeiro-fevereiro). Embora no "inverno" as temperaturas mínimas desçam, as máximas podem atingir mais de 30 °C, não se pode descartar intrusões de ar quente durante as semanas dos jogos, pelo que as seleções devem estar bem preparadas. Isto é exatamente o que está a ser vivido por estes dias, com valores que ultrapassaram os 37 °C.

A previsão do tempo para o Catar

Quando falamos de previsão sinóptica, o mais importante é não perder de vista o facto de que as melhores previsões meteorológicas operacionais não vão mais além de 3 dias, com bastante incerteza até 5 dias, e entre 7 e 10 dias a precisão da previsão diminui muito rapidamente. Dito isto, e de acordo com o nosso modelo de confiança, a Meteored prevê entre Doha e Al Khor (a cidade onde o primeiro jogo será disputado), para 20 de novembro, uma temperatura máxima de cerca de 29 °C com uma ST um ou dois graus acima do valor registado no termómetro e céu maioritariamente limpo.

Catar mundial campeonato futebol ronaldo seleção portugal calor
Previsão e tendência da temperatura máxima, mínima e ponto de orvalho para Doha, Catar, para novembro 2022. Créditos: Meteored Portugal

A tendência mostra, de momento, uma ligeira diminuição dos valores máximos, afastando-se, felizmente, das vividas nestes últimos dias em Doha e em várias outros localidades. No entanto, é importante lembrar que o Campeonato do Mundo se realiza durante pouco mais de quatro semanas, pelo que não podemos descartar a possibilidade de o calor sufocante reaparecer em breve.

Portanto, se é fã da sua Seleção Nacional e veio ao Qatar para a aplaudir, convidamo-lo da Meteored Portugal a seguir de muito perto a previsão atualizada aqui, e também a ler as próximas notícias com mais detalhes relacionados com o tempo. Força Portugal!