
Há muito que os cientistas exploram a ideia de arrefecer a Terra refletindo a luz solar de volta para o espaço, com a injeção de aerossóis na estratosfera. Agora, um novo método controverso surgiu para arrefecer o planeta utilizando aviões.
Marina Fernández possui uma sólida formação em ciências exatas e naturais, o que lhe permite compreender os processos físicos que ocorrem na atmosfera e a complexidade das interações com o resto do ambiente.
Estudou Licenciatura em Ciências da Atmosfera na Facultade de Ciências Exatas e Naturais (DCAO-FCEN) da Universidade de Buenos Aires. Complementou seus estudos com o curso de Gestão Ambiental na área de pós-gradução do Mestrado em Engenharia Ambiental, na Universidade Tecnológica Nacional, e com vários minicursos como: Especialização em Técnicas Espectroscópicas para a Medição de Poluentes Atmosféricos, no CITEDEF.
Colaborou ativamente com projetos e publicações em diferentes áreas de investigação, sob a direção de profissionais destacados pertencentes ao CONICET.
Participou ativamente na área de divulgação científica dentro e fora da sua facultade. Foi guia educacional, em eventos organizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) e pela Sociedade Max Planck da Alemanha.
Integrou o Serviço Meteorológico Nacional Argentino até 2011, para o Programa de Vigilância Ambiental do Rio Uruguai.
Atualmente trabalha como meteorologista, (previsora do tempo e colunista sobre fenômenos naturais), para Todo Noticias (TN), um dos canais de notícias mais importantes da Argentina.
Há muito que os cientistas exploram a ideia de arrefecer a Terra refletindo a luz solar de volta para o espaço, com a injeção de aerossóis na estratosfera. Agora, um novo método controverso surgiu para arrefecer o planeta utilizando aviões.
Projetado para uma missão de apenas dois anos, o rover Curiosity já superou todas as expectativas com mais de uma década em Marte. Revemos as cinco descobertas mais impressionantes do pequeno robô em solo marciano.
Um estudo recente conclui que a saúde mental das pessoas se deteriora após a experiência desagradável de sofrer repetidas catástrofes climáticas.
Pela primeira vez, detetaram uma enorme onda de vento solar que esmagou a bolha protetora de Júpiter, aumentando a sua temperatura em 350 a 500 °C.
Num vídeo da NASA, com imagens feitas pelo rover Perseverance, um remoinho de poeira em Marte pode ser visto a "engolir" outro. Veja aqui!
As máquinas vão redefinir os papéis da sociedade. “Dentro de uma década, a inteligência artificial tornará os seres humanos desnecessários para a maioria das coisas”, previu Bill Gates.
O mundo continua a perder água. Um novo estudo publicado na revista Science mostra que a humanidade alterou o ciclo da água. Veja mais detalhes.
Pode não ser o teletransporte que vê nos filmes, mas é real. Cientistas da Universidade Northwestern demonstraram com sucesso, pela primeira vez, o teletransporte quântico através de cabos de fibra ótica que transportam o tráfego da Internet.
A Flórida é conhecida como o “Estado do Sol”, mas a histórica tempestade de inverno Enzo está a fazer troça desse estatuto e está a fazê-lo em todo o sudeste dos EUA, deixando neve, geada e possíveis temperaturas negativas recorde.
Há biliões de anos um asteroide gigante atingiu a Lua com tanta energia, que derreteu rochas no que é chamado de “fusão por impacto”. A análise desta cratera lunar pode ajudar os cientistas a compreender o início da vida na Terra.
O acesso e a exposição a massas de água, ou “espaços azuis”, podem proporcionar uma variedade de benefícios para a saúde e o bem-estar. Saiba aqui porque é que nos sentimos atraídos pelo mar.
A Ilha de Aruba, conhecida como “One Happy Island”, tem mais dias de sol por ano do que qualquer outro lugar nas Caraíbas. As chuvas é escassa e os ventos alísios constantes moderam perfeitamente a temperatura.
A NASA enviou e recebeu com sucesso um sinal de laser a cerca de 460 milhões de quilómetros. Este feito é um recorde e pode transformar a forma como exploramos o espaço e comunicamos fora da Terra.
O poderoso furacão Milton avança em direção à Florida, prevendo-se um impacto direto em Tampa Bay e um aviso de tempestade tropical em Miami. Últimas atualizações sobre este furacão aterrador.
As valiosas propriedades nutricionais, farmacêuticas e cosméticas da Aloe vera são conhecidas em todo o mundo. Esta planta adapta-se às condições de stress hídrico e temperaturas extremas pelas alterações climáticas.
Imagine poder ouvir a sinfonia escondida dentro de todos os materiais, um concerto de vibrações quânticas que dá vida ao que nos rodeia. Seja bem-vindo ao mundo dos fonões! Contaremos aqui tudo sobre eles.
Cientistas da Universidade de Houston descobriram um grande desequilíbrio energético no planeta Saturno que desafia os modelos climáticos conhecidos dos gigantes gasosos.
Nova descoberta da NASA: o rover Perseverance encontrou uma rocha 'intrigante' de um metro em Marte, a qual batizaram de 'Cheyava Falls', com sinais potenciais de vida microbiana passada.
Se viu o filme Twisters (ou tenciona fazê-lo), recomendamos esta leitura completa com toda a informação sobre os tornados. O que são, como se formam, qual o seu poder de destruição e em que zonas são mais frequentes.
Os cientistas analisam o fluxo de muões como uma possível nova ferramenta para meteorologistas na previsão e alerta de tornados e tempestades supercelulares.