Porque é que o sal é utilizado para derreter a neve e o gelo nas estradas?

Há dias que o anunciamos. O tempo frio está de volta, e com ele a neve, pelo que será comum ver camiões a deitar sal nas estradas, o que parece ser o melhor "antídoto" para derreter a neve e o gelo.

Limpa-neves e derretedores de neve
Um total de 1.483 limpa-neves e 252.466 toneladas de agentes de degelo (principalmente sal) fazem parte do plano do Governo (de Espanha) para esta campanha de inverno nas estradas espanholas.

As temperaturas "amenas" dos últimos dias já passaram à história, porque o frio veio para ficar. Chegou ontem de forma intensa a praticamente toda a Espanha, de tal forma que se prevê neve a mais de 1000 metros de altitude nos Pirenéus, e com vento norte em muitas zonas, o que intensificará a sensação de frio.

É por isto que a visão de camiões a deitar sal nas nossas cidades e estradas se tornará mais comum do que alguns gostariam. Mas já alguma vez se perguntou por que razão o sal é lançado como "kryptonite" da neve e do gelo?

O binómio água e sal tem uma explicação puramente química

A crença comum é que o sal derrete a neve como tal, mas isso não é inteiramente verdade: a temperatura não sobe quando se mistura água e sal. É pura química, por isso vamos começar por dissecar os seus componentes.

Os átomos de sódio e cloro do sal

Em primeiro lugar, temos o cloreto de sódio ou sal (NaCI), que é constituído por átomos de sódio e de cloro. Falando em termos atómicos, o cloro do sal tem carga negativa, enquanto o sódio tem carga positiva. A realidade é que ambos têm o mesmo número de átomos, por isso digamos que o sal é "neutro".

Hidrogénio e oxigénio na água

Por outro lado, temos a molécula de água (H2O), que é constituída por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. E aqui temos de parar nas ligações de hidrogénio, onde se compreende o poder do sal.

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Quando o sal é deitado no gelo, algumas das suas moléculas derretem, dissolvendo o cloreto de sódio em iões de sódio (que, lembre-se, eram positivos) e iões de cloro (negativos). Assim, os iões de sódio atraem o oxigénio da água, enquanto os iões de cloro atraem os hidrogénios.

A chave são as ligações de hidrogénio na água

São estas ligações de hidrogénio que elevam a temperatura de fusão a 0 °C, desde que esta interação possa ter lugar. É por isso que a água não se solidifica. Se a temperatura de fusão for baixa, é necessária menos energia para derreter o gelo, pelo que este voltará a transformar-se em água.

Sal e estradas
A mistura de sal é fundamental para baixar o ponto de ebulição do gelo, preservando assim as propriedades mecânicas da estrada: a aderência entre o pneu e a estrada.

Como todos sabemos, a água pura congela a 0 ºC, mas isso só acontece se a água for, digamos, "pura". Se tiver algo dissolvido, perde essa pureza e, por isso, a sua temperatura de congelação é mais baixa. Está assim desvendado o mistério do sal.

A utilização de sal é cada vez mais criticada devido ao seu impacto ambiental

Embora a utilização de sal nas estradas e nas cidades seja uma prática mais do que comum no nosso país, não estamos conscientes do impacto ambiental que tem.

Impacto em plantas e animais

Todo o sal que atiramos para a estrada aumenta os níveis de cloro e sódio na água que acaba no solo, que é o principal substrato onde vivem as plantas.

Entre muitos outros problemas, o sal altera o ambiente natural, levando à eventual perda de espécies ou à disseminação de organismos invasores, bem como alterando o ciclo de nutrientes.

Embora existam outras formas "mais limpas" de anticongelante, como o acetato de magnésio e de potássio, o principal problema é que são muito mais caras do que o sal. Nalguns países habituados à neve, como a Alemanha, a Áustria, os EUA e o Canadá, a sua utilização não só é proibida, como pode dar origem a pesadas multas.