Semana Santa 2021: quando é e que tempo costuma estar nessa altura?

Falta cerca de um mês para a Semana Santa e muitos começam a perguntar-se que tempo fará nessa altura. Não teremos procissões, mas férias sim. Contamos-lhe aqui alguns dos aspetos climáticos complexos que caracterizam esta época do ano.

Páscoa Consulta o nosso especial Tempo na Páscoa
Semana Santa 2021
Em 2021 não vamos ter procissões na Semana Santa devido ao coronavírus (Braga na imagem), mas o tempo será importante perante os recomendáveis planos ao ar livre.

Este ano de 2021 a Semana Santa começará a 28 de março, dia no qual se celebrará o Domingo de Ramos, e terminará a 4 de abril. Este último dia é o domingo após a primeira lua cheia da primavera, e por isso, oficialmente o Domingo da Ressurreição. Este critério tem sido utilizado ininterruptamente desde o Concílio de Niceia, no ano 325.

A Semana Santa será de 28 de março a 4 de abril.

Isto também pressupõe a Semana Santa pode variar de um ano para o outro em mais de quatro semanas, dependendo de quando surge a primeira lua cheia depois do dia 21 de março. Numa estação tão instável como a primavera, pode existir muita diferença quanto aos cenários de temperatura e chuva, dependendo se for na segunda quinzena de abril ou no final de março.

Este ano, a Semana Santa terá lugar na viragem do mês, ocupando os primeiros dias de abril. Estas são datas relativamente precoces se as compararmos com as temporadas de 2020 e 2019, o que implica que os valores mais prováveis de temperatura ou precipitação sejam diferentes.

Semana Santa entre março e abril: provavelmente será fresca

Embora não sejamos capazes de fazer uma previsão precisa, sabemos que março e abril são meses complexos, com precipitação abundante e mudanças frequentes de temperatura, características muito típicas da estação da primavera. A incerteza na previsão costuma ser uma das características mais marcantes desta época do ano: alternam os dias quentes, nos quais deixamos o casaco de lado, com outros que podem ser ventosos, frios, chuvosos ou tempestuosos. Aliás, num só dia, é possível experienciarmos inúmeras mudanças no estado do tempo.

Em abril a temperatura média em Portugal é 13,2 ºC embora, tendo em conta as datas precoces, o mais provável é que a Semana Santa revele registos ligeiramente mais frios.

De acordo com os dados climatológicos do IPMA, as temperaturas são, em média, 2 ºC mais elevadas que em março, sendo que não podemos esquecer as variações que costumam ser enormes, em função das massas de ar ou da componente do vento. Contudo, há que ter em conta que, devido às datas precoces, o mais provável é que os dias da Semana Santa registem temperaturas ligeiramente abaixo da média do mês de abril. Este mês costuma registar os seus dias mais frios durante a primeira semana.

Cidade Média da Temperatura Máxima (ºC)Média da Temperatura mínima (ºC)
Braga 17,98,6
Porto 17,78,6
Bragança 15,64,7
Vila Real 16,46,2
Coimbra 19,38,4
Castelo Branco18,68
Lisboa 19,211,5
Portalegre 16,58,2
Évora 189
Faro 2010,5
Funchal19,913,8
Ponta Delgada1812,3
Valores normais da temperatura no mês de abril. Fonte: IPMA.

Nestas datas, onde costuma chover em Portugal?

A precipitação média em abril no nosso país é de 78.9 mm, quase mais vinte que em março (61.2 mm). Assim, ao contrário da temperatura, que corre o risco de ser mais baixa quanto mais precoce for a Semana Santa, a chuva costuma surgir com menor frequência quanto mais cedo ocorre. Neste caso, a probabilidade de uma Semana Santa húmida é ligeiramente menor do que em 2020 ou 2019, mas ainda assim continua a ser uma época do ano chuvosa. Não é raro que pelo menos um dia desta semana a instabilidade assuma o protagonismo.

Tendo em conta a normal climatológica de referência (1971-2000), abril tem por hábito ser um dos meses mais chuvosos do ano no Minho, Douro Litoral, algumas partes de Trás-os-Montes, e litoral da Região Centro. Nos Arquipélagos, especialmente o dos Açores, também chove com alguma expressividade no quarto mês do ano, onde se destaca claramente o Grupo Ocidental, com uma média mensal de precipitação superior a 100 mm.

Cidade Média precipitação total em abrilMédia do número de dias com precipitação diária >=1mm
Braga 122.512.1
Porto 115.611.1
Bragança62.19.1
Vila Real82.39.4
Coimbra84.811
Castelo Branco58.17.5
Lisboa64.78.6
Portalegre78.49.3
Évora58.18
Faro40.65.7
Funchal37.84.9
Ponta Delgada66.89.9
Valores normais de precipitação no mês de abril. Fonte: IPMA

Em média, é o 4º a 6º mês mais húmido em todo o país, especialmente na região Norte. Em certas áreas da Península Ibérica, como no Mediterrâneo também costuma chover regularmente nesta altura do ano. Por outro lado, no distrito de Castelo Branco e também a sul do Tejo, sobretudo nos territórios do interior alentejano, este até é um período relativamente mais seco e estável, onde a média da quantidade de precipitação total mensal para abril chega a variar entre os 44 mm e os 60 mm.

O norte de Portugal continental conta pelo menos com 11 a 15 dias de chuva em abril, sendo bastante provável que pelo menos nalgum dos dias da Semana Santa o tempo esteja cinzento e chuvoso. Isto contrasta com o interior norte e centro, e com toda a região Sul, onde em média, oscilam entre 2 a 8 os dias de chuva. Se nos referirmos ao total de chuva mensal, no noroeste minhoto, no Douro Litoral e algumas localidades de Trás-os-Montes, a precipitação média mensal pode perfeitamente atingir até 120 mm, enquanto que na Região Autónoma da Madeira normalmente não supera os 37 mm.