O que é o “buraco negro” no Pacífico detetado com o Google Maps?

A imagem tornou-se viral nas redes sociais e criou um sem-fim de teorias da conspiração, desde tão simples como ser uma lagoa até tão complexa como ser o verdadeiro "Triângulo das Bermudas". A verdadeira resposta não demorou muito a chegar, veja!

Google maps agujero negro Pacífico
A imagem tirada do Google Maps gerou muita controvérsia e um sem-fim de teorias da conspiração.

A imagem de um "buraco negro" no Oceano Pacífico, que se tornou viral nas redes sociais nestes últimos dias, deu origem a todo o tipo de especulações sobre este estranho fenómeno. Tudo começou quando um utilizador do Reddit partilhou a imagem que encontrou no Google Maps e de imediato causou agitação através de comentários e reações das pessoas.

A imagem mostra uma formação geológica com a forma de um triângulo isósceles e rodeada pelo azul índigo do oceano. A periferia está emoldurada pelo branco do que parece ser a espuma da água do mar, e no centro existe uma vasta área numa tonalidade preta sinistra.

Após a divulgação da imagem, muitos asseguravam que se tratava de um buraco negro oceânico, mas houve também uma explicação de que poderia ser um vulcão subterrâneo, cujas rochas ígneas eram a causa da negrura profunda. O debate também passou para o Twitter, com um sem-fim de teorias sobre a estranha imagem do Google Maps.

"É obviamente a entrada para a Terra oca", escreveu um utilizador no Reddit, aludindo à teoria de que existem civilizações subterrâneas dentro do nosso planeta. Outra interpretação sugeria que se tratava de uma grande lagoa no centro de uma ilha, enquanto outra utilizadora estava convencida de que era o verdadeiro Triângulo das Bermudas.

Finalmente, ao fim de algumas horas, todas as teorias foram descartadas: no Reddit explicaram que era apenas uma má imagem de satélite de uma ilha desabitada no Pacífico: o ilhéu Vostok, parte da República de Kiribati, no sul do Pacífico, que é constituída por uma série de atóis e ilhas de coral.

Um lugar desabitado no coração do Pacífico

Nomeada assim por causa do navio do explorador russo Fabian Gottlieb von Bellingshausen que a descobriu em 1820, a ilha está protegida como um santuário que abriga importantes colónias de aves marinhas.

islas de Kiribati
As ilhas de Kiribati não se elevam mais do que alguns metros acima do nível do mar.

Kiribati e as suas ilhas ganharam interesse dentro da comunidade científica que investiga as alterações climáticas, dado que se estima que será o primeiro país do mundo a desaparecer à medida que o nível do mar for subindo, como resultado do aquecimento global.

Segundo os últimos dados, o nível do mar subiu 3,2 milímetros por ano desde 1993, um aumento que, a manter-se, será catastrófico para estas ilhas e outras regiões costeiras ao longo das décadas.

Talvez a polémica imagem do Google Maps seja apenas um sinal do destino sombrio que aguarda a ilha, enquanto a subida das temperaturas globais não for combatida com urgência.