Nunca antes visto! Um raio atingiu uma casa e esmagou uma sanita

Aconteceu em Oklahoma, Estados Unidos. No meio de uma tempestade violenta, o raio entrou pela ventilação do telhado e acabou por destruir uma sanita. Que medidas de proteção devem ser tomadas neste tipo de situações?

Raio sanita tempestade Oklahoma
A sanita destruída, após o impacto do raio.

Uma trovoada impressionante teve lugar na passada quarta-feira, dia 4, na cidade de Okmulgee, localizada no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, com consequências nunca antes relatadas: um raio atingiu uma casa e destruiu em particular uma sanita.

O incidente foi relatado por bombeiros locais, que responderam a uma chamada sobre um relâmpago que tinha caído dentro de uma casa. Felizmente, não havia pessoas dentro de casa no momento do impacto, embora os danos tenham ocorrido num momento inoportuno, dado que a mesma estava prestes a ser alugada.

Segundo explicou nos meios de comunicação social norte-americanos a jornalista Brooke Griffin, o raio entrou pela ventilação do telhado e continuou até à sanita, destruindo-a completamente.

Outro dado que os bombeiros também revelaram foi que nunca antes tinham recebido uma chamada como esta, já que dentro da casa de banho, a sanita estava destruída e nas paredes era possível ver manchas negras causadas pelo calor do raio.

Para além do facto de a propriedade estar vazia, felizmente o fogo após o impacto não se expandiu para outras partes da casa, porque os bombeiros conseguiram apagá-lo rapidamente quando chegaram.

Raios, tão belos como perigosos

Na Terra, ocorrem diariamente cerca de 8.600.000 raios dos quais uma fração significativa atinge áreas povoadas ou locais onde podem estar pessoas.

Por ano, em média, 24.000 indivíduos morrem como consequência dos raios.

A ameaça que representam para a vida pode ser mitigada se for levada a cabo uma série de recomendações e precauções básicas na presença de uma tempestade.

Se estiver ao ar livre, é importante não ficar perto de objetos altos e isolados que atuam como um "efeito pontual", encurtando a distância entre a superfície e a nuvem e facilitando o caminho do raio. Um exemplo típico que deve evitar é estar perto de uma árvore no meio de um campo. Se se encontrar nesta situação, pelo contrário, é aconselhável agachar-se com as mãos atrás do pescoço, adotando a posição fetal.

youtube video id=u5OGW7T83zU

No caso de estar protegido dentro de uma casa, escritório ou empresa, é aconselhável, independentemente de haver ou não proteção de pára-raios, fechar portas e janelas, bem como evitar o contacto com a água corrente; durante as tempestades não é um bom momento para tomar banho ou lavar a louça.

Raios: os recordes mundiais recentes

Os raios são um fenómeno natural que está a ser cada vez mais estudado pela comunidade científica, em grande parte devido aos notáveis avanços nos últimos anos nos sistemas de deteção e monitorização terrestres e por satélite.

Recentemente, a Organização Meteorológica Mundial verificou e validou dois novos recordes em relação aos raios. Por um lado, o de maior duração, de mais de 17 segundos produzido durante uma tempestade em 2020 entre a Argentina e o Uruguai; por outro lado, o de maior distância percorrida, de 768 km no sul dos Estados Unidos, também em 2020.