Novo sistema de sete planetas aparece na nova lista de exoplanetas

Identificado num catálogo atualizado de exoplanetas, o Kepler-385 é um dos poucos sistemas identificados com mais de seis planetas verificados.

Kepler-385
Impressão de artista do sistema Kepler-385. Fonte: Daniel Rutter/NASA.

O telescópio espacial Kepler, da NASA, pode estar a usufruir de uma relaxante reforma em órbita do Sol, mas os dados que recolheu durante o tempo que lá esteve continuam a revelar informações importantes.

Por exemplo, um sistema de sete planetas foi recentemente revelado por investigadores que estudam um catálogo atualizado das descobertas planetárias do Kepler, que totaliza mais de 4.400 mundos candidatos.

Estes sete exoplanetas, que recebem mais calor da sua estrela hospedeira por área de superfície do que qualquer planeta do nosso Sistema Solar, são maiores do que a Terra, mas mais pequenos do que Neptuno. A descoberta é especialmente notável, uma vez que apenas alguns sistemas planetários são conhecidos por conterem mais de seis planetas ou candidatos a planeta verificados.

Os dados do Kepler continuam a surpreender

Durante mais de nove anos no espaço profundo, estabeleceu-se como um golias da astronomia interestelar. O telescópio espacial Kepler foi a primeira missão de caça a planetas da NASA. Superou largamente as expectativas, observando mais de meio milhão de estrelas e 2600 planetas confirmados antes da sua retirada em 2018.

A análise continuada das observações do Kepler revelou muitos mais planetas desde então, os mais recentes dos quais são detalhados num estudo aceite para publicação no Journal of Planetary Science.

Enquanto a missão Kepler se concentrou em avaliar a frequência dos planetas em torno de outras estrelas, este estudo aprofunda cada um dos sistemas, fornecendo informações mais precisas e pormenorizadas.

youtube video id=2BCiOTJjcQQ

"Reunimos a lista mais precisa de candidatos a planetas Kepler e as suas propriedades até à data", afirma Jack Lissauer, autor principal do estudo e investigador do Centro de Investigação Ames da NASA. "A missão Kepler da NASA descobriu a maior parte dos exoplanetas conhecidos, e este novo catálogo dará aos astrónomos uma melhor compreensão das suas características.

Kepler-385 é quente

O sistema Kelper-385, um dos destaques deste último catálogo, é constituído por sete planetas que orbitam uma estrela 10% maior e 5% mais quente do que o nosso Sol.

Como explicam os autores, os dois planetas interiores - ambos ligeiramente maiores do que a Terra - são considerados mundos rochosos com atmosferas finas. Em contraste, os restantes cinco planetas têm cerca do dobro do tamanho da Terra e estão provavelmente envoltos em atmosferas espessas. Pensa-se que todos eles são extremamente quentes.

Os investigadores dizem que é um testemunho das observações do Kepler o facto de o sistema poder ser descrito com tanto pormenor. Continuando o legado do telescópio, o seu estudo oferece uma imagem vívida do aspeto de alguns dos planetas, dando-nos uma compreensão mais completa dos mundos para além do nosso Sistema Solar.