A precipitação mais intensa associada ao rio atmosférico que se aproxima é esperada para terça e quarta-feira

Ainda que o dia de hoje seja pautado por uma pequena trégua na chuva, os próximos dias poderão contar com uma intensificação da mesma, devido a um rio atmosférico.
Depois da passagem da tempestade Marta pelo país, o dia de hoje amanheceu mais calmo, com direito a um pequeno intervalo na chuva, ainda que pouco duradouro.
É esperado que a partir das 14h a chuva possa regressar ao litoral Centro, abrangendo, rapidamente, toda a faixa litoral de Norte a Sul, ainda que de forma fraca. Ainda assim, entre as 19h e as 20h poderá intensificar-se em alguns locais da região Centro, especialmente no interior, dando lugar a alguns períodos de chuva forte, mas de passagem rápida. Por essa hora, a mesma poderá já ocorrer em praticamente toda a geografia continental.
A semana arranca sem qualquer aviso meteorológico para o continente
Durante vários dias consecutivos Portugal Continental esteve sob vários avisos meteorológicos devidos a fatores como chuva, vento, neve e agitação marítima, contudo, esta segunda-feira, dia 9, contará com uma melhoria generalizada no estado de tempo, ainda que a chuva permaneça por cá.

Depois de uma madrugada relativamente calma, onde poderá haver a ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos em vários pontos de Norte a Sul, o dia de segunda-feira poderá contar com chuva na faixa litoral Norte e Centro, nas primeiras horas da manhã, devendo a mesma estender-se ao interior de forma fraca a moderada. Ao longo do dia espera-se ainda que a mesma possa ocorrer no Sul, mas também com pouca intensidade.
Rio atmosférico irá intensificar a chuva nos dias seguintes
A madrugada de terça-feira contará com chuva pontual em diversos locais de Norte a Sul, todavia, o noroeste poderá contar com períodos de chuva forte, especialmente a área entre Viana do Castelo e Porto, devendo esta intensificação tornar-se mais expressiva à medida que as horas passam.

É esperado que logo nas primeiras horas da manhã, os períodos de chuva forte aumentem e se estendam a outros distritos, como Aveiro, Coimbra e Leiria. A mais recente atualização dos nossos mapas mostra que a chuva poderá estender-se a uma boa parte do continente, mas que o litoral entre Viana do Castelo e Leiria deva ser a zona mais afetada, como podemos também observar no mapa acima. O distrito de Aveiro, por exemplo, poderá contar com ocorrência de pouco mais de 15 mm por hora, pelas 12h desse dia, 10 de fevereiro. Contudo, é expectável que a partir das 19h, a chuva perca intensidade.
No entanto, e ainda que o final do dia de terça-feira seja mais calmo, a presença deste rio atmosférico, ilustrado na primeira imagem desta previsão, poderá voltar a contribuir para a intensificação da ocorrência de precipitação ao longo do dia de quarta-feira, onde, segundo a atual previsão do ECMWF, se esperam episódios de chuva forte a partir das 4h da manhã, especialmente para a Região Centro. A área onde a chuva cairá com maior expressão poderá oscilar ao longo das horas, ainda que se deva manter pelos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre. Em Vila Real também poderá dar-se ocorrência de chuva forte, entre as 15h e as 18h.