Neve nunca é demais no Japão, pois pode ser grande diversão: saiba porquê!

Se em Portugal o frio que se tem feito sentir e que tem pintado de branco as áreas mais elevadas parece “incomodar” a vida da população, no Japão, certas localidades parecem aproveitar de forma divertida a acumulação de neve deste inverno. Saiba como, aqui!

Limpeza de neve.
Uma tarefa que é rotineira em algumas regiões do globo e que, geralmente, causa transtornos à população, pode ser fonte de divertimento noutros pontos do planeta.

As más condições meteorológicas, típicas do inverno, estão geralmente associadas a sentimentos de melancolia e tristeza. Sejam quais forem os elementos climáticos, nomeadamente as baixas temperaturas, o vento, a chuva ou a neve, é certo que o inverno quase que “obriga” a população a manter-se em casa.

Contudo, os japoneses têm algo para nos ensinar: nas regiões mais a Norte do arquipélago, onde o inverno tem sido severo, a população da cidade de Hijiori, perto de Sendai, participou no último domingo num concurso de escavação de neve.

Quem sabe, se já no próximo (fim de semana) não se repetirá a competição?

As equipas participantes saem de um ponto de partida, como se se tratasse de um evento de atletismo, e assim que é dada a partida, correm com extrema dificuldade até aos locais de escavação pré-definidos, onde já se encontram as ferramentas necessárias (pás e pequenos cestos para retirar a neve que se vai acumulando junto ao ponto de escavação). O objetivo principal é retirar a maior quantidade de neve, no menor tempo possível.

As equipas participantes foram desafiadas por uma acumulação de neve que chegava quase aos 3 metros, sendo que a equipa vencedora escavou neve até o chão ficar visível em menos de 8 minutos.

Como será o estado do tempo no Japão nos próximos dias?

A forte acumulação de neve que se regista em algumas áreas do Japão ainda está relacionada com a vaga de frio que assolou o arquipélago há cerca de um mês e que foi considerada histórica por alguns especialistas locais. Para além do Japão, também a Coreia do Sul e partes da China enfrentaram temperaturas geladas, durante pelo menos uma semana.

Os efeitos na população, nas atividades económicas e nas infraestruturas foram relevantes, já que pelo menos uma pessoa morreu na Ilha de Hokkaido, a segunda maior e a mais setentrional. Já perto da cidade de Quioto, mais de 3 mil passageiros ficaram presos em comboios que pararam perto de algumas estações, quando o vento forte cortou o abastecimento de energia elétrica tendo consequentemente interrompido a circulação das composições.

Atualmente, as temperaturas que se verificam em Hokkaido continuam baixas, mas mais dentro daquilo que é o normal para esta altura do ano. Nos próximos dias as temperaturas mínimas vão variar entre os -8 ºC e os -3 ºC, sendo que as máximas vão variar entre o 1 ºC e os 7 ºC. Para Sendai, que se situa na maior ilha do arquipélago, Honshu, as temperaturas serão mais amenas: as mínimas vão variar entre os -3 ºC e os 0 ºC e as máximas entre os 9 ºC e os 16 ºC.

Assim, apesar das temperaturas estarem baixas, principalmente no período noturno, não são esperadas grandes acumulações de neve. A exceção será no Norte da ilha de Hokkaido, durante toda a semana, e parte mais a Norte de Honshu mais perto do fim de semana. Quem sabe se já no próximo não se repetirá a competição?