Não fará só calor: há risco de trovoadas em Portugal nos próximos dias

A previsão aponta para um tempo predominantemente quente, estável e soalheiro em Portugal continental durante os próximos dias. No entanto, há também risco de trovoada e granizo em várias áreas do país. Confira todos os detalhes!

O estado do tempo em Portugal continental para os próximos dias estará condicionado por um anticiclone situado a oeste da Região Autónoma dos Açores, e que se estende em crista até à Península Ibérica, resultando num ambiente estável, e em geral, soalheiro. Ao mesmo tempo, é esperada a passagem de um sistema frontal em dissipação já a partir de quinta-feira, dia 12.

Entre quinta-feira e sábado prevê-se a continuidade do calor, com máximas acima dos 30 ºC em várias regiões do país, não se descartando pontualmente os 35 ºC. Além disso, espera-se céu pouco nublado ou limpo de norte a sul da nossa geografia, apesar de períodos de maior nebulosidade durante as manhãs no litoral ocidental e durante as tardes no interior Norte e Centro.

Há condições favoráveis à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, as que desencadeiam trovoadas, para as tardes dos dias 12 e 14 em locais do interior Norte e Centro.

No entanto, a conjugação do calor intenso, acumulado à superfície ao longo dos últimos dias, com a passagem intermitente de áreas de instabilidade em altitude originará nebulosidade, bem como possível ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos e trovoada, não se descartando granizo.

De facto, para as tardes dos dias 12 e 14 de maio, próximas quinta-feira e sábado, há condições favoráveis à formação de nuvens de desenvolvimento vertical, as chamadas nuvens de trovoada ou cúmulos, em várias localidades do interior Norte e Centro, tais como Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Lousã e Fundão), ainda que com maior probabilidade em áreas montanhosas.

Com a chegada do ar frio em camadas altas da troposfera, associado às ditas áreas de instabilidade, a ausência de inversões térmicas e o calor extra acumulado à superfície estão reunidos os “combustíveis” ideais para o possível “disparo” de trovoadas no interior do nosso país. Para mais informação sobre o tempo em Portugal para os próximos dias, consulte diariamente as notícias de previsão e os mapas meteorológicos.