Mistérios desvendados do intrigante "poço do inferno" no Iémen

No ano passado uma equipa de especialistas conseguiu descer pelo misterioso buraco redondo e escuro de milhões de anos que assustava os habitantes locais. Como é por dentro e o que encontraram? Saiba mais aqui!

Durante milhares de anos, o "Poço do Inferno" no Iémen inspirou todo o tipo de lendas sobre a sua formação e as criaturas que, segundo o folclore local, o habitam. A tradição oral iemenita afirma que é o lar dos demónios e outras criaturas do submundo conhecidas como djinns.

Trata-se de um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura, que serve como porta de entrada para uma caverna com 112 metros de profundidade. Estima-se que o poço exista há milhões de anos.

Incrivelmente, foi apenas em 2021 que se realizou a primeira expedição científica que conseguiu descer e revelar detalhes inéditos da sua fauna e natureza mineral.

A equipa que fez a descida explicou que a, aproximadamente, 65 metros de profundidade da superfície, os buracos da caverna emanam água que forma pequenas cascatas de água de vários tamanhos, com cavernas formadas ao longo de milhões de anos.

"A cascata leste é a mais ativa, enquanto o fluxo de água da cascata sul é interrompido. O buraco contém uma variedade de cavernas e organismos, que incluem cobras, sapos e escaravelhos. Algumas estalagmites e estalactites atingem mais de 9 metros de comprimento", explicou Mohammed al Kindi, geólogo que faz parte da equipa que completou a descida.

O que eles não encontraram foram vestígios de seres sobrenaturais ou odores impressionantes para além dos de pássaros mortos, segundo o chefe da equipa de oito espeleólogos de Omã. Veja o espetacular vídeo abaixo!

youtube video id=JGECeyJQ2es