Como ter sucesso com as plantações da primavera e garantir uma boa colheita na horta

Ainda faltam algumas semanas para o início da primavera climatológica, mas esta pode ser a altura ideal para começar a plantar. Eis algumas dicas.

    As saladas são fáceis de cultivar e são excelentes para as suas entradas.
    As saladas são fáceis de cultivar e são excelentes para as suas entradas.

    A primavera ainda não chegou. No entanto, algumas sementeiras estão prestes a começar e já começaram em algumas regiões de Portugal. Aqui explicamos como conseguir sementeiras perfeitas durante toda a próxima estação.

    Uma história sobre tomates

    É novo no cultivo de sementes no seu jardim? Então os tomates são certamente um dos legumes (que na realidade são frutos) que quer cultivar com sucesso.

    Não é nada complicado. Basta seguir estes conselhos. Antes de mais, certifique-se de que tem um recipiente que, se possível, tem um sistema de drenagem. Isto evitará o excesso de água e o apodrecimento das plantas. Para o efeito, pode utilizar vasos com pires.

    Encher este recipiente com terra fina, de preferência terra de sementeira. Pode ser caro, mas permite que as sementes germinem bem. De facto, se utilizar terra normal ou terra do seu jardim, a germinação das sementes pode ser mais complicada e aleatória.

    Distribuir uniformemente as sementes de tomate, se possível. É preciso um pouco de tempo para colocar cada semente, mas isso pode facilitar o trabalho mais tarde. Quando tiver terminado a sementeira, cobre-as com um pouco de terra de sementeira e rega-as com um jato fino de água.

    Deixar as folhas não impedirá que os tomates fiquem vermelhos!
    Deixar as folhas não impedirá que os tomates fiquem vermelhos!

    Dentro de uma semana a dez dias, verá aparecer as primeiras plântulas. Verifique se a terra seca no primeiro centímetro. Se for o caso, regue novamente. Dica muito importante: coloque as suas plântulas numa zona virada para sul, por exemplo, atrás de uma janela. Quando as temperaturas da primavera chegarem, pense em levá-las para o exterior, para que apanhem sol e cresçam mais fortes.

    Quando as primeiras folhas reconhecíveis aparecem nos tomates, é altura de os transplantar se as plantas estiverem demasiado cheias. A plantação ao ar livre deve ser efetuada quando o risco de geada tiver passado na sua região.

    Um pouco de estrume de cavalo pode ser adicionado ao plantar estes tomates no solo. Regar regularmente em caso de seca. As suas plantas devem ter um bom desenvolvimento durante toda a estação.

    Saladas e rabanetes

    Estes dois legumes são também comuns se for um principiante na horticultura. Ambos podem ser semeados diretamente no solo. É claro que é preciso garantir que as temperaturas sejam mais amenas.

    É possível plantar debaixo de um túnel, o que forçará os legumes a crescer. Além disso, isto protegê-los-á de eventuais animais que queiram comer estes deliciosos rebentos jovens. Recomenda-se um solo bastante fino para, mais uma vez, uma boa germinação.

    As abóboras... Paciência!

    Para plantar abóboras, é preciso ter paciência! A germinação é rápida e demora apenas alguns dias. Recomenda-se semeá-las em vasos se começar em abril, ou diretamente no solo entre o início de maio e o início de junho.

    Estas plantas gostam de ter um solo rico. Por isso, considere misturar estrume de cavalo, por exemplo (estrume compostado). Desta forma, haverá mais nutrientes para o crescimento destas abóboras.