Mistério do USS Cyclops: o que terá acontecido ao navio da Marinha dos EUA que desapareceu sem deixar vestígios?
O navio USS Cyclops da Marinha americana desapareceu em 1918 no Atlântico com 309 tripulantes a bordo e nunca foi encontrado. Mais de um século depois, o mistério continua. O que será que aconteceu?

A embarcação que desapareceu sem vestígios: o navio cargueiro USS Cyclops da Marinha dos EUA partiu do Brasil com 309 tripulantes em fevereiro de 1918, rumo aos Estados Unidos. Mas não chegou ao seu destino final; desapareceu alguns dias depois provavelmente nalguma região do oceano Atlântico. Até hoje, nenhum destroço foi encontrado. Viaje connosco neste que é o mistério não resolvido mais mortal da Marinha americana (pelo número de desaparecidos).
Navio USS Cyclops: um dos maiores da Marinha dos EUA na época
O navio cargueiro USS Cyclops foi construído em 1910 nos estaleiros da Filadélfia (EUA), e recebeu este nome em homenagem ao gigante da mitologia grega: Ciclope. A embarcação tinha 165 metros de comprimento e capacidade para transportar até 12.500 toneladas.
Ele fazia parte da classe Proteus, com estrutura de aço e propulsão a vapor. Durante a Primeira Guerra Mundial, operou rotas de abastecimento entre os EUA, as Caraíbas e a América do Sul. Originalmente, deveria transportar carvão, mas durante a guerra foi passado para transportar manganês, minério estratégico utilizado na fabricação de armamento.
A última viagem do USS Cyclops
O navio tinha partido do porto de Salvador, na Bahia (Brasil), no dia 22 de fevereiro de 1918, com destino aos Estados Unidos carregando 11 mil toneladas de minério de manganês. Deveria ter finalizado a sua viagem em Baltimore, Maryland, por volta de 13 de maio daquele ano.
Contudo, o USS Cyclops fez uma paragem não planeada em Barbados, nas Caraíbas, no dia 03 de março de 1918, quando foram relatados problemas mecânicos num dos motores da embarcação. Esta foi a sua última paragem conhecida.

Depois disso, simplesmente desapareceu sem emitir qualquer sinal de pedido de socorro. Nenhuma evidência concreta do navio foi localizada, mesmo após buscas extensas realizadas por autoridades navais dos EUA. Barcos salva-vidas, estruturas metálicas, cargas ou corpos: nada foi localizado! O desaparecimento total do Cyclops permanece sem explicação há mais de um século.
O interessante é que a área onde ele desapareceu compreende parte do famoso Triângulo das Bermudas, delimitado pelas ilhas Bermudas, Miami (EUA) e Porto Rico — conhecido por supostos desaparecimentos inexplicáveis de navios e aeronaves.
As teorias para o seu desaparecimento
Várias teorias foram levantadas ao longo das décadas, mas nenhuma foi comprovada. Mas são elas:
- Ataque alemão: havia suspeita de que o navio pudesse ter sido alvo de um submarino inimigo alemão da Primeira Guerra Mundial, mas registos do pós-guerra indicam que não havia submarinos na área na época.
- Sobrepeso e falha estrutural: especialistas sugerem que a sobrecarga de minério, somada a problemas de propulsão e possíveis falhas estruturais, poderia ter causado o naufrágio.
- Tempestade: a região enfrentava instabilidades meteorológicas naquele período. O navio, com carga excessiva e motor comprometido, talvez não tenha resistido a uma tempestade súbita.
- Triângulo das Bermudas: como já falamos, o mistério do desaparecimento do Cyclops é um dos casos frequentemente associados a esta lendária região do oceano, embora sem evidências científicas que sustentem fenómenos paranormais.
O desaparecimento do navio cargueiro USS Cyclops é até hoje considerado o maior desastre naval dos EUA sem envolvimento em combate. E talvez nunca saibamos o que de facto aconteceu.
Referências da notícia
USS Cyclops - The Deadliest Unsolved Mystery in the Navy. Outubro, 2021. Hannah Hirzel.
O navio que partiu do Brasil rumo aos EUA e desapareceu no Triângulo das Bermudas com 309 tripulantes — até hoje, nenhum destroço foi encontrado. 26 de maio, 2025. Débora Araújo.
O que terá acontecido ao USS Cyclops?. 01 de junho, 2020. Julio Cezar de Araujo.