Hoje assinala-se o Dia Internacional das Florestas!

O Dia Internacional das Florestas, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, celebra-se anualmente a 21 de março. Conheça a origem histórica deste dia tão importante e a iniciativa promovida em Portugal este ano!

Florestas; Árvore; oxigénio
O Dia Internacional das Florestas, inicialmente comemorado e conhecido como o Dia Mundial da Árvore, é celebrado anualmente a 21 de março. Conhece a história que lhe deu origem?

O Dia Internacional das Florestas, também conhecido por Dia Mundial da Árvore, celebra-se anualmente a 21 de março. Neste ano de 2021, a temática subjacente diz respeito à importância da ação para a recuperação das florestas.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore passa por sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, não só quanto ao equilíbrio ambiental e ecológico, como também no que diz respeito à própria qualidade de vida dos cidadãos. Pensa-se que 1000 árvores adultas são capazes de absorver cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono), importantes para a adaptação às alterações climáticas.

Cerca de 30% da superfície terrestre está coberta de florestas, responsáveis pela fotossíntese – processo que consiste na produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são conhecidas como os "pulmões do mundo", uma vez que funcionam como reservatórios que mantêm e renovam os ecossistemas. Além disso, adquirem enorme importância em áreas estratégicas tais como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem histórica

A origem da celebração do Dia Mundial da Árvore remonta a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O responsável foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Enfrentando a escassez de árvores e florestas, a população, estimulada por Morton, decidiu dedicar-se durante um dia inteiro à plantação de árvores.

youtube video id=qAdlTRpRu-Y

A iniciativa ganhou uma dimensão internacional e a celebração passou da Árvore às Florestas. A partir de 2012 o Dia Internacional das Florestas passou a ser comemorado a 21 de março, no arranque da primavera, tendo em mente alertar para a importância de todos os tipos de florestas. Em Portugal, a primeira Festa da Árvore remonta a 9 de março de 1913 e o 1º Dia Mundial da Floresta foi comemorado a 21 de março de 1972.

Iniciativa promovida em Portugal em 2021

Em Portugal, o organismo responsável pela comemoração do Dia Internacional da Florestas é o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Para assinalar esta data comemorativa, bem como o início da primavera, o ICNF procedeu à oferta de árvores aos cidadãos que as queiram plantar nas suas propriedades, declarou o Instituto em comunicado.

Sob o mote “Restauro Florestal: o caminho para a recuperação e o bem-estar”, o ICNF vai oferecer espécies autóctones produzidas nos seus viveiros. A distribuição teve início no passado 19 de março e terminará no próximo dia 26 de março nos vários postos selecionados por todo o país. Para que possa participar nesta iniciativa e recolher estas árvores, terá simplesmente de se inscrever via contacto telefónico para os postos do ICNF ou enviar um email para ([email protected]).

No âmbito da iniciativa promovida pelo ICNF que decorrerá até ao próximo 26 de março, as espécies autóctones que os participantes podem recolher são medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos.

Os participantes terão posteriormente de enviar uma fotografia da árvore plantada e partilhar ou dar autorização para a partilha da imagem, com a hashtag #ICNFsomosTODOS. No leque de espécies disponíveis para recolha estão medronheiros, sobreiros, azinheiras, pinheiros mansos, alfarrobeiras, romãzeiras e carvalhos cerquinhos. Um máximo de 10 exemplares é o que cada cidadão pode levantar.

As entidades privadas sem fins lucrativos tem a possibilidade de recolher até um máximo de 50 exemplares. Pelo mundo fora, em diversos locais, estão em curso várias ações de arborização e reflorestação.