'Gota fria': imagens impressionantes da tempestade que molhou Portugal

Ontem uma tempestade cruzou o nosso país deixando aguaceiros, trovoada, granizo e provocando algumas inundações em vários distritos de Portugal continental. Não perca as imagens mais impressionantes do temporal de domingo e que continuará hoje.

Alfredo Graça Alfredo Graça 26 Ago. 2019 - 15:21 UTC

No decorrer de domingo, 25 de agosto, a passagem meteórica mas impactante da ‘Gota fria’ proporcionou um espetáculo de luz, água e som verdadeiramente magnífico prestando uma homenagem à Natureza.

Chuva, relâmpagos, trovões, granizo e vento atravessaram uma dimensão considerável do território continental português dando azo ao registo de imagens (vídeos e fotografias) fascinantes do temporal que também persistirá hoje.

O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) decretou aviso laranja para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja. Estes oito distritos estão sob aviso laranja entre as 13h e as 23h de hoje devido à previsão de chuva, por vezes forte, de granizo, acompanhados de rajadas fortes de vento e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Santarém foi atribuído o aviso amarelo entre as 13h e as 23h de hoje devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de rajadas de vento forte. A trovoada deverá fazer-se notar novamente.

Há relatos de inundações nos distritos de Vila Real e Bragança, por exemplo em Montalegre, como se pode ver no vídeo acima.

Publicidade