tempo.pt

Forte tromba marinha provoca estragos na província de Latina, Itália

Uma violenta tromba marinha atingiu ontem à tarde as comunas de Sabaudia, San Felice Circeo e Terracina, província de Latina, em Itália. Inúmeras árvores caíram, houve destruição de telhados e a Via Migliara 56 teve de ser encerrada. Vídeo e mais informações, aqui!

As imagens publicadas nas redes sociais mostram como uma forte tromba marinha (no vídeo abaixo), a chuva intensa e as potentes rajadas de vento criaram perturbações e danos nas comunas italianas de Sabaudia, San Felice Circeo e Terracina, província de Latina, região do Lácio (Itália). Inúmeras árvores tombaram, telhados foram violentamente arrancados das habitações e a Via Migliara 56 teve de ser fechada ao trânsito.

A população também teve de enfrentar outros problemas, tais como a ocorrência de cheias, devido à grande quantidade de chuva que caiu sobre o solo num curto espaço de tempo. Isto levou a dezenas de intervenções dos bombeiros e da Proteção Civil Italiana, cuja avaliação dos danos ainda está em curso.

Este poderoso turbilhão também destruiu várias estufas e armazéns agrícolas. Também houve postes de eletricidade derrubados pelo vento e detritos arrastados pelas águas, que desencadearam o encerramento de várias estradas. Este fenómeno meteorológico adverso esteve particularmente concentrado na área entre as estradas SS 148 Pontina e Migliara 53, 54 e 56.

Formia também não foi poupada à destruição. Esta cidade costeira foi atingida por uma violenta “explosão” de nuvens de tempestade, que provocou inundações e deslizamentos de terra.

Alguns ribeiros transbordaram e uma enorme massa de lama, misturada com grandes rochas, correu violentamente para jusante, varrendo tudo no seu caminho. Carros estacionados ficaram danificados, algumas casas ficaram isoladas e enormes dificuldades surgiram também nas áreas do Rio Fresco e Vindio.